Na Câmara, Sicredi anuncia capacitação de educadores
Considerado um dos principais temas da atualidade, a reeducação financeira com o objetivo de escapar do vermelho ao administrar as próprias contas, foi o tema do encontro da gerente da Sicredi Dexis, Ariana Nadai, com o presidente da Câmara Municipal, José Pereira dos Santos, e o vereador/1º secretário da Mesa Diretora, Adriano La Torre (Progressistas) na tarde desta segunda-feira, 29/8, nas dependências do Legislativo.
“Está tudo pronto. Criamos um programa educacional que visa a reeducação financeira das pessoas a partir da infância”, comentou Ariana Nadai com os parlamentares. “Vamos capacitar os professores para que possam se tornar agentes multiplicadores e, assim orientem os estudantes no município”, acrescenta a gerente.
A Sicredi Dexis inaugurou recentemente espaço físico na área central da cidade no cruzamento da Avenida 3 com a Rua 4. Na oportunidade, Ariana Nadai parabenizou José Pereira e La Torre pela reeleição para a gestão da Câmara Municipal no biênio 2023/24 e colocou a instituição financeira à disposição da Casa para possíveis parcerias.
“Gostaria de agradecer a visita da gerente Ariana Nadai e dizer que este trabalho voltado para as crianças é muito importante para as famílias”, comentou José Pereira. Na mesma rota, La Torre parabenizou a Sicredi Dexis pela iniciativa: “A reeducação financeira para dar certo tem de começar com os mais novos”, completou.
“Gostaria de agradecer a visita da gerente Ariana Nadai e dizer que este trabalho voltado para as crianças é muito importante para as famílias”, comentou José Pereira. Na mesma rota, La Torre parabenizou a Sicredi Dexis pela iniciativa: “A reeducação financeira para dar certo tem de começar com os mais novos”, completou. (Divulgação)
Consulte o local de votação atualizado no e-Título
Já está disponível no aplicativo e-Título e no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – https://www.tse.jus.br/ – o serviço de consulta à seção eleitoral, atualizado com os novos locais de votação temporários de eleitoras e eleitores que pediram a transferência dentro do prazo.
Entre julho e agosto, a Justiça Eleitoral abriu a possibilidade para o cadastro do voto em trânsito, por exemplo, que ocorre quando a pessoa sabe que estará fora de sua cidade no dia da eleição e pede para votar em outra capital ou cidade com mais de 100 mil eleitores.
O local de votação também pode ser alterado em outras situações, tais como: seções especiais para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; policiais, bombeiros e outros militares que vão trabalhar no dia das eleições e podem votar onde vão atuar; presos provisórios e adolescentes que cumprem medida socioeducativa em unidades de internação; juízas e juízes, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral que precisam votar onde vão trabalhar.
Passo a passo
Na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), basta clicar no menu “Eleitor e eleições” na barra superior da página, e depois acessar Eleições 2022. Em seguida, consulta ao local de votação. Depois, basta pesquisar pelo nome ou número do título de eleitor ou CPF. Os sites dos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais também dispõem de um espaço para a pesquisa dessas informações. Preenchidos os dados, a página vai informar o número da inscrição eleitoral, a zona eleitoral e o local de votação, com endereço completo.
e-Título
Já o aplicativo e-Título, que é uma versão digital do título de eleitor, informa o local de votação logo no início, abaixo do nome do eleitor. Além disso, por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia a pessoa até a respectiva seção eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
Mais de 27 milhões de eleitoras e eleitores emitiram o e-Título, a versão digital do título eleitoral, que substitui o documento em papel e permite, entre outras facilidades, a consulta ao local de votação (zona e seção eleitoral) e a verificação da existência de débitos eleitorais. Por meio do aplicativo, também é possível justificar a ausência às urnas, bem como emitir certidões de quitação eleitoral e nada consta criminal eleitoral.