Val Demarchi pede divulgação de gastos de dinheiro público com publicidade
Autor do Projeto de Lei 13/2022, aprovado pela Câmara Municipal, que prevê a divulgação, pela administração pública dos gastos com publicidade, Val Demarchi (União Brasil) reabre a discussão para cobrar a sua eficácia. A proposta foi aprovada em segunda discussão na sessão de segunda-feira, 1º de agosto. Na avaliação do vereador a transparência no uso do dinheiro público tem de ser prioridade para o gestor, principalmente por causa dos múltiplos desafios que a Pandemia impôs às Prefeituras de todo o país.
No projeto, consta que todo órgão ou entidade da administração pública, direta e indireta, divulgará, em cada anúncio ou peça publicitária impressa, televisiva, radiofônica e digital, o custo de sua veiculação de forma legível. No caso de publicidade radiofônica observar-se-á o mesmo critério de divulgação, utilizando-se também de recurso sonoro. E, no caso de publicidade impressa em formato de jornais, revistas, livros e similares constará também a respectiva tiragem. “O cidadão precisa saber o quanto o gestor público está gastando com cada publicidade e em que ele está gastando”, afirma Val Demarchi.
No projeto consta também que os gastos com publicidade no sítio eletrônico da prefeitura e no Portal da Transparência. Aprovado pelo Legislativo, o projeto agora segue para o Executivo onde passará a ter vigência em forma de lei.
Julinho Lopes defende que Instituto Federal tenha cursos alinhados com a realidade local
Rio Claro avança a passos largos para contar com câmpus do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica de São Paulo, o IFSP. O vereador Julinho Lopes, que conta com apoio do Progressistas SP para tornar este sonho realidade, esteve no câmpus de Salto onde foi recebido pela diretora-adjunto, Seila Vasti Faria de Paiva. No encontro, Julinho Lopes relatou que a portaria de autorização de funcionamento do câmpus Rio Claro do IFSP foi assinada no último dia 10 de junho. A cerimônia foi realizada em Brasília, no gabinete do Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga.
A articulação para que Rio Claro possa receber um câmpus do IFSP começou em dezembro do ano passado. Em Brasília, estiveram reunidos o prefeito Gustavo Perissinotto, o vereador Julinho Lopes, o presidente do Progressistas SP Maurício Neves e o reitor do IFSP, professor Silmário Batista dos Santos. A comitiva foi recebida pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.
As tratativas avançaram e no último dia 10 de junho, Julinho Lopes retornou a Brasília onde foi assinada a portaria autorizando o funcionamento do campus em Rio Claro. O secretário de Educação Profissional e Tecnológica Tomás Dias Sant’Ana, o reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos e o pró-reitor José Roberto da Silva compareceram na cerimônia.
Câmara retrata trajetória profissional e trabalho voluntário em homenagem
Câmara Municipal realizou solenidade no dia 26 de julho para a entrega do título de Cidadão Emérito a Rodrigo Adilson Servidoni. Guarda civil municipal há 13 anos, o homenageado desenvolveu diversas ações voluntárias através de campanhas de arrecadação nas épocas de Páscoa e Natal.
A homenagem segue o Decreto Legislativo 661/2022 de autoria do vereador Luciano Feitosa de Melo, mais conhecido como Luciano Bonsucesso (PL), que presidiu a solenidade no Plenário. Também participaram da mesa principal o prefeito Gustavo Perissinotto, a comandante da Guarda Civil Municipal, Joelma Borges de Assunção Silva, e os vereadores Moisés Marques (Progressistas), Carol Gomes (Cidadania) e Geraldo Voluntário (MDB).
“Homenagear o Rodrigo Servidoni e todos os seus familiares é um momento de alegria. Temos nesta noite a oportunidade de parabenizar este guarda civil municipal que presta serviço de qualidade há 14 anos em nossa cidade”, disse Luciano. “O nosso homenageado é atuante no voluntariado em campanhas de ajuda ao próximo via arrecadação de brinquedos”, acrescentou o presidente da solenidade ao entregar a placa de Cidadão Emérito.
Gustavo Perissinotto destacou a carreira profissional de Rodrigo Servidoni.
A vereadora Carol Gomes comentou que as ações humanitárias e a questão do servir ao próximo resumem quem é o Rodrigo. Para Moisés Marques, as ações e profissionalismo são palavras que retratam Rodrigo Servidoni. Geraldo Voluntário considerou “justa a homenagem” e agradeceu tudo o que o homenageado faz pela cidade
Foto: Divulgação