Saúde pública ganha reforço com nova ambulância, garante La Torre
A prefeitura de Rio Claro recebeu uma ambulância zero quilômetro para o transporte de pacientes por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado estadual Ricardo Madalena, que atendeu ao pedido encaminhado pelo vereador Adriano La Torre (Progressistas).
Este veículo, confirma La Torre, já está na Fundação Municipal de Saúde (FMS) para que a comunidade possa ser atendida. “Já está rodando, é realidade”, afirmou o vereador. O ofício foi protocolado no gabinete do deputado, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), no dia 13 de novembro de 2019.
Segundo La Torre, muitas pessoas vivem diariamente o drama de precisar buscar auxílio médico de especialidades específicas em outras cidades. Para tanto, o transporte é fundamental para o paciente e seu acompanhante. “Acompanhamos passo a passo essa situação. Rio Claro estava precisando de uma ambulância nova com condições de fazer este tipo de transporte, bem como para ser usado em situação de emergência dentro do município. Agradeço o deputado Ricardo Madalena pela atenção com nossa cidade”, afirma La Torre.
Ao receber a reivindicação, Ricardo Madalena inseriu Rio Claro no programa do governo paulista denominado “Nova Frota – SP Não Pára” coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Secretaria de Governo e Casa Civil. Com a confirmação do recurso, o município foi incluído na lista de contemplados.
Campanha informa eleitores com deficiência sobre seção especial com acessibilidade
A Justiça Eleitoral começou a exibir nesta segunda-feira (18), nas emissoras de rádio e televisão de todo o país, uma campanha voltada a eleitoras e eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida. A campanha informa que quem tem dificuldade de locomoção pode solicitar à Justiça Eleitoral para votar em uma seção especial com acessibilidade. O prazo para fazer a alteração vai até 18 de agosto.
As seções especiais são espaços adaptados para oferecer fácil acesso e maior comodidade e segurança no momento do voto. O requerimento deve ser feito em qualquer cartório eleitoral pelo próprio interessado, munido de documento oficial com foto, ou por meio de curador, apoiador ou procurador.
Com o intuito de promover a inclusão e facilitar a votação de pessoas com deficiência auditiva, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprimorou os softwares já existentes e instalou novos recursos de acessibilidade nas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições 2022. Agora, todos os aparelhos preparados para o pleito de outubro contarão com tradução na Língua Brasileira dos Sinais (Libras).
Urnas contam com vídeo com intérprete em Libras e sistema em Braille
Além disso, um vídeo feito por uma intérprete de Libras será apresentado em todas as 577.125 urnas eletrônicas preparadas para o pleito. Na filmagem, exibida na tela do aparelho, a tradutora indicará à eleitora ou ao eleitor qual cargo está em votação no momento, nesta sequência: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente.
Para as pessoas com deficiência visual, além do sistema Braille e da identificação da tecla 5 nos teclados do aparelho, também são disponibilizados nas seções eleitorais fones de ouvido para que eleitores cegos ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato em voz sintetizada.
Eleitor já pode solicitar voto em trânsito à Justiça Eleitoral
Já está disponível às eleitoras e eleitores um conjunto de seis serviços prestados pela Justiça Eleitoral. Entre eles, a solicitação de voto em trânsito, a possibilidade de alteração de local de votação por eleitora ou eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida e a mudança temporária de seção eleitoral por policiais e bombeiros que vão trabalhar no dia do pleito, marcado para 2 de outubro.
O voto em trânsito ocorre quando a eleitora ou o eleitor está fora do domicílio eleitoral e indica outra cidade para votar, mas somente em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores.
Se já tiverem a informação com antecedência de onde estarão no dia das eleições, as cidadãs e os cidadãos poderão procurar o cartório eleitoral para indicar onde pretendem votar. Os pedidos para voto em trânsito devem ser feitos em atendimento presencial. Não há a opção de solicitação pela internet.
Nesses casos, na hora de indicar onde pretende votar, a escolha vale para locais diferentes para o primeiro e segundo turnos, ou para o mesmo local nos dois turnos.