Ao completar meio século em Rio Claro, cearense ganha título de Cidadania
A Câmara Municipal realizou solenidade na noite de terça-feira (12) para a entrega do título de Cidadão Rio-Clarense a Antônio Magno Rodrigues, chamado carinhosamente de ‘Seo’ Antônio. A homenagem segue o Decreto Legislativo 648/2022 de autoria do vereador Val Demarchi (União Brasil). Também integraram a mesa principal os vereadores Serginho Carnevale (União Brasil) e Sivaldo Faísca (União Brasil), o deputado estadual Aldo Demarchi e sua esposa Candinha Demarchi.
Na contagem regressiva para comemorar oito décadas de vida, Antônio Rodrigues, que reside em Rio Claro há 50 anos, compareceu no Plenário do Legislativo ao lado de familiares e amigos. Na solenidade foi retratada a sua trajetória desde o seu nascimento no distrito de Caioca, município de Sobral, no Ceará, até hoje.
Hoje aposentado, desfruta dias de calmaria ao lado da esposa Maria Luzia, seus quatro filhos, 12 netos e três bisnetos. Na condição de patriarca da Família Rodrigues se considera um homem realizado e com a missão cumprida seja no campo profissional bem como no social.
“Externo a dona Maria Luiza esta homenagem, sem ela com certeza as conquistas do senhor Antônio não seriam as mesmas”, disse inicialmente Val Demarchi. “Agora em 2022, o nosso homenageado está completando 50 anos residindo aqui em Rio Claro. O que mais motivou a concessão desta honraria foi a família que este casal formou. Os valores que você e a dona Maria Luiza transmitiram são exemplos de como se cria os filhos dentro de casa”, declarou o presidente da solenidade.
No encerramento Valdemar Rodrigues, um dos filhos de Antônio Rodrigues, agradeceu a Câmara por meio de Val Demarchi pela homenagem.
Câmara Municipal homenageia grande ícone da história do rock brasileiro
No próximo dia 28, às 19 horas, a Câmara Municipal de Rio Claro vai homenagear, pela primeira vez, um dos maiores ícones do pop-rock: Renato Cosme Vieira de Barros (27-09-1943 — 28-07-2020) que, juntamente com seus dois irmãos (Paulo C. Barros e Ed Wilson), fundou em 1959 no Rio de Janeiro o primeiro conjunto musical de rock chamado “Renato e Seus Blue Caps”.
Hoje a banda está apta para entrar no Livro Guinness dos Recordes Mundiais como a mais antiga banda do mundo ainda em atividade. Com o falecimento do seu líder e fundador Renato, a banda ficou apenas com um só integrante remanescente dos anos 60 (Cid Chaves) e ainda faz shows pelo Brasil apresentando suas músicas tradicionais da Jovem Guarda e outras gravadas após este período.
Renato Barros (compositor, vocalista e guitarrista) será homenageado com a medalha “Post Mortem” que será entregue à sua filha, Renata Barros. Os fãs da época da Jovem Guarda e da banda estão convidados para participar do evento.
Para contatos com a banda é só ligar para (21) 9.7979-8101. “O bom trabalho musical é uma boa arte; é um bom exemplo para os jovens”. Otávio Miguel Magrini – Prof. de História e Geografia.
Cidades se preparam para receber voto em trânsito a partir desta quinta
A partir desta quinta-feira, dia 15 de julho, os municípios com eleitorado superior a 100 mil pessoas devem habilitar os locais de votação convencionais ou específicos para recebimento do voto em trânsito, que é permitido somente nessas localidades. A data está prevista no calendário eleitoral.
A medida deve ser cumprida para permitir que o eleitor possa solicitar o voto em trânsito, cujo prazo começa no dia 18 e vai até 18 de agosto. Na ocasião, o cidadão poderá indicar o local onde pretende votar fora de seu domicílio eleitoral.
O voto em trânsito é permitido somente para os eleitores que estão com o título regularizado. Quem estiver fora de seu estado, poderá votar somente para presidente da República. O eleitor que estiver fora de sua cidade, mas em um município localizado no mesmo estado, poderá votar para todos os cargos em disputa.
Essa modalidade não vale para urnas eletrônicas instaladas no exterior, porém, o eleitor brasileiro que mora fora do país e estiver no Brasil poderá solicitar o voto em trânsito.
O primeiro turno ocorrerá no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.