Após suavização de valetas, trânsito está liberado na Rua 3A
Um dos mais movimentados acessos às regiões norte e nordeste de Rio Claro, a Rua 3A foi liberada para o trânsito no trecho entre as avenidas 32A e 36A. Outro ponto que estava interditado, no cruzamento da Avenida 36A com a Avenida Brasil, também foi reaberto para o trânsito.
As interrupções foram necessárias para obras de suavização de valetas na Avenida 36A com a Rua 3A e com a Avenida Brasil. “Estamos trabalhando em ritmo redobrado para deixar o trânsito mais seguro e organizado”, destaca o prefeito Gustavo.
A suavização das duas valetas, que ficam na Vila Alemã, também atende às solicitações dos vereadores Serginho Carnevale, Vagner Baungartner, Julinho Lopes, Rafael Andreeta e Diego Gonzalez.
A prefeitura começou no ano passado ampla ação de melhoria nas valetas, eliminado antigo problema que atrapalhava os condutores. Em alguns casos, os pedestres também eram prejudicados, devido a empoçamentos que invadiam calçadas. Vários bairros já foram atendidos.
Val Demarchi defende a repintura das ciclofaixas
Promover a utilização de bicicletas como forma de desafogar o trânsito cada vez mais intenso nas ruas da cidade principalmente nos horários de pico. É com este objetivo que o vereador Val Demarchi (União Brasil), por meio de requerimento aprovado pela Câmara Municipal, solicita à Prefeitura de Rio Claro que providencie a repintura das ciclofaixas na cidade.
O assunto foi abordado pelo vereador na sessão ordinária da última segunda-feira, 20/6. Val Demarchi observou que Rio Claro possui características viárias que possibilitam a utilização de bicicletas seja para o deslocamento diário para o trabalho ou escola.
“As nossas ruas são planas, mas, para que o deslocamento dos ciclistas ocorra com segurança é preciso que as ciclofaixas sejam repintadas”, alerta o vereador ao lembrar que a maioria das demarcações encontra-se apagadas devido à ação do tempo.
Val Demarchi salienta que o município precisa de estudo viário emergencial para conter os congestionamentos que se avolumam principalmente na área central e em pontos críticos como o acesso à zona sul da cidade pela Avenida Tancredo Neves no entroncamento com o pontilhão da Rodovia Washington Luís, entre outros pontos da cidade. “Motivar o cidadão a utilizar bicicletas é uma forma de amenizar esta situação. Mas, o sistema viário precisa garantir a segurança destas pessoas”, disse o vereador ao defender a repintura. Aprovado, o requerimento segue para a administração municipal.
SP derruba obrigatoriedade de papanicolau e mamografia para servidoras públicas
O governador Rodrigo Garcia confirmou nesta quarta-feira (22) o fim da obrigatoriedade de exames de papanicolau e mamografias para admissão de mulheres a partir dos 40 anos de idade no serviço público estadual de São Paulo. A decisão do governador finaliza um processo capitaneado nos últimos anos pela atual procuradora geral do Estado, Inês Maria dos Santos Coimbra.
Na prática, a nova determinação de Rodrigo desburocratiza o acesso de mulheres a cargos públicos estaduais e impede que eventuais aprovadas em concursos percam as vagas em decorrência de exames que deixam de ser admissionais e passam a caráter subsidiário. A medida foi oficializada com a publicação da resolução SOG-14 na edição desta quarta do Diário Oficial do Estado.
A medida do governo paulista também atende a uma recomendação do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo que, ainda em 2017, indicou em parecer que “não há nenhuma profissão ou função que impeça o ingresso de uma mulher em qualquer trabalho e que exija a realização de exames subsidiários que exponha a mesma em suas condições ginecológicas e até obstétricas, mesmo que os mesmos possam ter caráter preventivo.”
Foto: Divulgação