IBGE inicia ação do Censo 2022 pesquisando entorno de domicílios
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou ontem (20) a coleta da Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, que mobilizará mais de 22 mil supervisores censitários até 12 de julho. Trata-se do marco de início da operação do Censo 2022. No entanto, ainda não serão feitas entrevistas e os dados serão colhidos apenas por meio de observação.
“Não é o início da visita de porta em porta, mas é a primeira operação pública de coleta de informações”, disse o diretor de Geociências do IBGE, Claudio Stenner.
A Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios é considerada fundamental porque todos os mais de 326 mil setores censitários, distribuídos pelos 5.570 municípios brasileiros, são visitados. A partir desse trabalho, são obtidas informações da infraestrutura urbana consideradas relevantes para a administração pública. Além disso, os dados acumulados permitirão atualizar mapas e identificar vias, o que contribuirá posteriormente para o trabalho dos recenseadores.
Ministério da Saúde confirma 8º caso de varíola dos macacos no país
O Ministério da Saúde foi notificado sobre o oitavo caso registrado no Brasil do vírus monkeypox, conhecido como varíola dos macacos O paciente é um homem de 25 anos, morador de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ele não viajou para o exterior, mas teve contato com estrangeiros.
O caso foi confirmado pelo Laboratório de Enterovirus do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio, que utilizou o método de Isolamento Viral para fazer o diagnóstico.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, o paciente está com quadro clínico estável, sem complicações e é monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas secretarias de Saúde do estado e do município.
“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos”, informou o Ministério da Saúde, que notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o caso.
Governo estadual libera viatura e equipamentos para Defesa Civil de Santa Gertrudes
Na última terça-feira (14), a prefeitura de Santa Gertrudes participou de solenidade, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, para acompanhar o anúncio do governador Rodrigo Garcia sobre a liberação de viatura e equipamentos para a Defesa Civil. As novas aquisições estarão em posse do município no prazo de 60 a 120 dias, conforme informação fornecida pelo governo estadual. A indicação faz parte da “Ação de Aparelhamento das Defesas Civis Municipais”.
Estiveram presentes no evento, representando o prefeito Gino, a Chefe de Gabinete Aline Cristina Arthur Carlevaro e o diretor municipal da Defesa Civil, Paulo Lopes.
“A Defesa Civil tem a missão de salvar vidas em situações de incêndios, desastres naturais, entre outros casos de urgência e emergência. Muitas vezes é o primeiro órgão a chegar ao local de atendimento. Por isso, agradeço ao governador e ao prefeito por viabilizar este veículo e equipamentos que são de extrema importância para os nossos serviços”, enfatizou Paulo.
De acordo com o secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, o objetivo é a modernização da infraestrutura, tecnologia e equipamentos deste órgão municipal.
A Chefe de Gabinete Aline e o prefeito Gino destacaram que Santa Gertrudes assinou convênio com o governo estatual, realizou todos os trâmites necessários e, que em breve, contará com mais uma ferramenta fundamental para atividades preventivas e de salvamento.