Sindicato dos Bancários de Rio Claro ganha ação contra Caixa Federal
Em segunda instância, com tutela antecipada o Sindicato dos Bancários de Rio Claro e região ganhou a ação contra a Caixa Econômica Federal que atuava de maneira irregular nomeando os caixas para receber de acordo com os minutos em que atuava como caixa, a medida tinha como objetivo minimizar os custos operacionais do banco, que lucra diariamente com altas taxas em cima dos clientes e impõe metas cada vez mais abusivas aos funcionários, com isso o bancário não recebia seu salário integral como caixa e sim de acordo com os minutos em que exercia a função.
O banco ainda tentou alegar que o Sindicato não poderia atuar em defesa dos direitos e interesses dos bancários, o que foi legitimado pelo juiz que aponta que tal defesa está prevista na Constituição Federal.
De acordo com os autos, o Juízo, confrontando os fatos e provas dos autos, em especial, o contido no Parecer do Ministério Público do Trabalho, decidiu pela ilegalidade da designação dos colaboradores da Ré – Caixa Econômica Federal -, para a atividade de caixa minuto, determinando que a Caixa Econômica, se abstenha de tal prática, após o trânsito em julgado, sob pena de multa diária, por empregado, em valor de R$ 1.000,00.
A condenação se estende aos municípios que fazem parte da competência territorial do Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região. “Essa é uma conquista do Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região e mostra a força que temos e que vamos continuar atuando em defesa dos direitos dos trabalhadores bancários”, destaca Reginaldo Breda, presidente do Sindicato dos Bancários de Rio Claro e Região.
Sest Senat e Via Rápida oferecem cursos gratuitos
O Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) estão com inscrições abertas para cursos gratuitos na região de Rio Claro, em parceria com o Via Rápida, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo. A iniciativa tem como objetivo oferecer capacitação profissional para jovens e adultos que estão em busca de melhores oportunidades de emprego e geração de renda.
Com início das turmas a partir do mês de junho, as aulas dos cursos serão realizadas em formato presencial, na Unidade SEST SENAT de Rio Claro, com duração entre 60 e 76 horas com material didático incluso. São aproximadamente 573 vagas disponibilizadas para as capacitações gratuitas de Motoristas de Veículos de Cargas – MOPP, Motoristas de Veículos de Passageiros, Ajudante de Carga e Descarga de Mercadoria, Frentista, Auxiliar Administrativo, Almoxarife, Logística e Operador de Empilhadeira.
Os participantes dos cursos gratuitos SEST SENAT e Via Rápida recebem uma bolsa-auxílio de R$ 210,00 e certificado para qualificação profissional. Para participar, os interessados podem consultar os cursos disponíveis e realizar a inscrição no site www.cursosviarapida.sp.gov.br.
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) em parceria com o vice-presidente estadual do Progressistas, Mauricio Neves e os deputados Delegado Olim e Guilherme Mussi, apoiam instituições que desenvolvem atividades voltadas à qualificação profissional e a inserção ao mercado de trabalho.