Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Vereador representa poder legislativo em Congresso de tecnologia em SP
O vereador de Rio Claro Yves Carbinatti (PPS) participou do Congresso Brasileiro de Tecnologia da Informação e Meio Ambiente Municipal, que aconteceu na última semana no Centro de Evento Magno, em São Paulo, representando o poder Legislativo municipal. Na ocasião, o parlamentar esteve reunido com o presidente da Associação Paulista dos Municípios (APM), Carlos Cruz, e a rio-clarense Dalva Christofoletti. “Nas próximas sessões, apresentarei requerimentos e projetos das pautas tratadas na reunião”, disse à reportagem.
Vai e volta
O chefe de gabinete do vereador Luciano Bonsucesso (PR), Carlos Eduardo Dorigon, foi exonerado de sua função. A informação é da assessoria do parlamentar, que informou que Marco Peres (que já ocupou o cargo e foi exonerado para que Dorigon assumisse) é cotado para assumir o posto. Para a reportagem, Peres informou que existe um convite para seu retorno apenas “para o mês que vem”.
Reconhecimento
O vereador Yves Carbinatti (PPS) protocolou na Câmara projeto de decreto legislativo, ainda sem número, que institui o prêmio “Profissional de Imprensa do Ano”. De acordo com o documento, a premiação tem finalidade de homenagear até cinco profissionais de imprensa que tiveram atuação no ano e deve ser entregue sempre no mês de abril. O projeto ainda será analisado pelas comissões da Casa.
Reconhecimento
O vereador Irander Augusto (PRB) cobrou da prefeitura a construção de um playground adaptado para pessoas com deficiência. No requerimento, destacado na sessão dessa segunda-feira (26), o parlamentar indica o Lago Azul para receber o equipamento, já que integraria o já existente playground ao adaptado e proporcionaria às crianças maior inclusão.
Que feio
Michel Temer (MDB) sancionou nessa segunda-feira (26) o reajuste dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e da procuradora-geral da República. O aumento foi garantido após a Suprema Corte cumprir acordo com Temer condicionando o aumento do salário à revogação do auxílio-moradia a juízes de todo o país.
Aprovados no início do mês pelo Senado, os dois projetos de lei sancionados alteram o subsídio dos 11 integrantes do STF e da atual chefe do Ministério Público Federal, Raquel Dodge, de R$ 33,7 mil para R$ 39 mil. A medida provoca um efeito cascata sobre os funcionários do Judiciário, abrindo caminho também para um possível aumento dos vencimentos dos parlamentares e do presidente da República.
Bola fora
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cláudio Lamachia, reagiu às críticas do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), sobre a exigência da entidade para os formandos em direitos de se submeter ao exame da OAB para, assim, poder advogar. O exame é considerado de qualificação e difícil pelos estudantes. “O Exame de Ordem é um importante meio para aferir a qualidade do ensino do direito”, disse Lamachia, em nota, ressaltando que provas semelhantes existem nos Estados Unidos, Japão e Europa.
Bolsonaro criticou a possibilidade de aplicar o Revalida (exame para garantir o exercício da medicina no Brasil aos médicos com formação no exterior) aos profissionais formados no Brasil e associou o exame ao realizado pela OAB. “Eu sou contra o Revalida para os médicos brasileiros, senão vai desaguar na mesma situação que acontece na OAB. Não podemos formar jovens e depois submetê-los a ser boys de luxo em escritórios de advocacia”, afirmou o presidente eleito.