Atualização do Plano de Diretor de Rio Claro é apresentada no Parlamento Metropolitano
Vereadores da região estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 22 de março, na Câmara de Araras na atividade desenvolvida pelo Parlamento Metropolitano de Piracicaba presidido por Gilmar Rotta. O presidente da Câmara de Rio Claro, José Pereira dos Santos, foi representado pelo seu vice, vereador Hernani Leonhardt (MDB).
O Legislativo local também esteve representado pelos vereadores: Val Demarchi (União Brasil), Geraldo Voluntário (MDB), Julinho Lopes (Progressistas) e Irander Augusto (Republicanos). Os assessores parlamentares Thalisson Mendes, Benedito Costa e Rogério Gouveia e o diretor geral Vinícius Sossai integram a comitiva.
Pela Prefeitura de Rio Claro estiveram presentes o secretário municipal de Governo, Antonio Fernando David Tu Reginato e a arquiteta e urbanista Mônica Frandi Ferreira, coordenadora do Grupo de Trabalho da atualização do Plano Diretor de Rio Claro, que apresentou os processos de revisão já realizados no município. Mônica também responde pela Superintendência do Arquivo Público de Rio Claro.
Em sua fala, Mônica Ferreira comentou que a atualização do Plano Diretor deve ocorrer obedecendo todas as etapas de discussões. “É preciso ouvir os segmentos da sociedade e construir um projeto sólido e duradouro”, disse a palestrante na Câmara de Araras. “Em Rio Claro, estamos finalizando esta etapa de debates, levantamentos e definições dos pontos a serem atualizados. A partir daí, caberá ao Executivo enviar o projeto à Câmara Municipal onde serão realizadas duas audiências públicas antes da votação no Plenário”, detalhou.
As discussões sobre o Plano Diretor contaram com mais duas apresentações: Felipe Dezotti Beloto, secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade de Araras, apresentou o projeto Araras 200 anos e confirmou que o Plano Diretor da cidade deve entrar em processo de revisão; o professor em Direito Urbanístico da Universidade de São Paulo, Raul Miguel Freitas de Oliveira, consultor da Câmara de Piracicaba na revisão do plano diretor da cidade, falou sobre o tema central do evento, que é a atuação dos legislativos no processo que tem como obrigatoriedade passar pelas câmaras municipais.