Unesp se despede do professor Yociteru Hasui
Com profundo pesar a Diretoria IGCE da Unesp Rio Claro informou o falecimento ocorrido na segunda-feira (21), do Professor Doutor Yociteru Hasui, aposentado do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Campus de Rio Claro.
Graduado em Geologia pela USP em 1961, seguiu carreira docente na própria USP, atuou no IPT – SP e, a partir de 1979, atuou junto à UNESP, tanto na graduação quanto na pós-graduação até se aposentar em 1995 no cargo de Professor Titular. Mesmo aposentado, atuou como professor voluntário nos últimos anos.
Com grande conhecimento sobre a Geologia do Território Brasileiro, foi grande divulgador das Ciências da Terra e incansável na aplicação dos conhecimentos de Geologia Estrutural e de Tectônica, tendo influenciado muitas gerações de geólogos em suas aulas, palestras e publicações de artigos e livros, bem como nas orientações de seus discípulos.
Era Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, tendo recebido diversas condecorações das sociedades ligadas às Geociências. O corpo foi cremado ontem (22), no Crematório Memorial Cidade Jardim.
Estudante recebe Moção de Aplausos no Plenário da Câmara Municipal
Nesta segunda-feira (21), o vereador Vagner Baungartner (PSDB) recebeu, no Plenário da Câmara, a estudante Renata Gonçalves de Assis para entregar a Moção de Aplausos em homenagem ao seu excelente desempenho na Redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), a qual conquistou a nota 980. A homenagem foi aprovada em Plenário por unanimidade.
Formada no Ensino Médio no ano de 2021, na instituição de ensino, Colégio Claretiano, Renata foi aprovada no curso de Relações Públicas na Universidade Estadual Paulista e contou que manteve uma rotina de estudos para obter o melhor resultado no vestibular. Ao agradecer a homenagem ela disse: “Me sinto muito feliz e emocionada, estou recebendo um grande reconhecimento, o qual eu nem imaginava que pudesse receber”.
O propositor da homenagem, Vagner Baugartner falou sobre a importância da leitura e dos estudos: “é uma honra homenagear uma pessoa tão jovem com resultados como esse. A Educação precisa ser cada vez mais valorizada”, finalizou o vereador.
Em Brasília, Julinho Lopes tenta destravar obra em escola municipal
Julinho Lopes (Progressistas) esteve no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília, para buscar informações sobre a obra na escola Sylvio de Araújo, ensino fundamental, localizada no bairro São Miguel.
O vereador de Rio Claro representou o vice-presidente do Progressistas São Paulo, Maurício Neves na reunião. Segundo ele, a cobertura da quadra poliesportiva está orçada em R$ 1,1 milhão, recurso que vai ser liberado pelo governo federal.
No FNDE, Julinho Lopes foi recepcionado pela assessora de Relações Institucionais, Fernanda Rufino de Moura Oliveira. A reunião foi agendada pelo deputado federal Guilherme Mussi (Progressistas) representado no encontro pelo seu chefe de Gabinete, Isaias Custódio da Silva.
“Esta obra é importante para que alunos da escola Sylvio Araújo possam fazer as aulas de educação física independente das condições climáticas”, comentou Julinho Lopes no FNDE. “Esta escola atende demanda importante na área educacional da nossa cidade”, acrescentou.
Fernanda Oliveira explicou que o FNDE fez empenho no valor de R$ 52 mil para garantir a realização da obra, porém informou que em janeiro deste ano ocorreu uma diligência. “Aguardamos a aprovação técnica dos documentos, para gerar o termo de compromisso. Encerradas essas etapas, o processo licitatório poderá ser realizado”, detalhou a assessora.
Julinho Lopes, de posse das informações, ressaltou que vai entrar em contato com os responsáveis pela obra, no município, para apurar o que está travando o andamento.
Foto: Divulgação