Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Câmara entrega título de Cidadão Emérito para Pastor Wagner
“Um homem movido pela força da fé que tem na resiliência sua fonte de energia para levar a todos, principalmente aos que se encontram no desespero, palavras de amor, carinho e esperança”. Com essas palavras, Carol Gomes (PSDB) retratou a trajetória de evangelização do pastor Wagner Geraldo Tscherne ao entregar o título de Cidadão Emérito. A solenidade foi realizada na noite de quarta-feira (21), no plenário da Câmara Municipal.
Autora do Decreto Legislativo que definiu a homenagem, a tucana presidiu a sessão, que contou na Mesa com o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), vereadores Geraldo Voluntário (Democratas) e Rogério Guedes (PSB). Também participaram da solenidade os vereadores Seron do Proerd (Democratas) e Luciano Bonsucesso (PR).
No início da sua fala, Carol Gomes utilizou a palavra gratidão para agradecer todo o apoio do Pastor Wagner e sua família em uma relação de vizinhos que evoluiu rapidamente para amizade. “Essas pessoas têm muita importância na minha vida. Contribuíram na minha formação pessoal. Essa homenagem é singela perto de tudo que o pastor faz diariamente para ajudar as pessoas. Fica aqui o meu muito obrigado, por tudo!”. O homenageado realiza projetos sociais em Rio Claro e em Moçambique. Atua como pastor da Igreja Evangélica Caminho da Salvação há mais de três décadas com sede no bairro São Miguel.
Vereadores se reúnem com presidente nacional do PR
Nessa quinta-feira (22), o presidente nacional do Partido da República (PR), José Tadeu Candelaria, recebeu os vereadores de Rio Claro Rogério Guedes e Thiago Yamamoto, ambos do PSB, na sede regional de São Paulo. Além dos vereadores, estiveram no encontro o coordenador Regional do PR, Marco Peres, e o chefe de gabinete do deputado federal Miguel Lombardi, Ademir Cintra.
FPM
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (21), por 301 votos a 33 e duas abstenções, o Projeto de Lei Complementar (PLP) 549/18, que mantém o uso dos coeficientes de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do exercício de 2018 para a divisão em 2019, até que os dados para o cálculo sejam atualizados a partir do novo censo demográfico, previsto para 2020. A matéria segue para apreciação do Senado. O repasse do FPM é uma transferência obrigatória da União aos municípios, prevista na Constituição Federal. É a segunda maior transferência constitucional, perdendo apenas para o repasse do ICMS dos estados para os municípios.
Escola sem partido
O projeto conhecido como Escola Sem Partido avançou na comissão especial da Câmara dos Deputados nessa quinta-feira (22). A discussão e a votação do parecer pelo relator, deputado Flavinho (PSC-SP), acabaram adiadas para a semana que vem, após ser concedido pedido de vista (mais tempo para análise) aos deputados. Desde julho, foi a nona reunião convocada pela comissão para analisar o parecer do relator, mas o debate vem sendo adiado após sucessivos tumultos nas sessões e estratégias regimentais de críticos à matéria.