Lar Bethel consegue emenda para compra de veículo
O vereador Val Dermarchi esteve nesta segunda (21) no Lar Bethel com o ex-deputado Aldo Demarchi.
O lar assinou convênio com o Governo do Estado no último dia 10 para compra de veículo especial para transporte de idosos, inclusive cadeirantes, no valor de R$ 100 mil. O pedido partiu do vereador e foi atendido via emenda parlamentar do ex-deputado Aldo.
Foram recebidos pela diretoria do Lar Bethel: Rosalina Nadai Bernardinelli – presidente, Teresa Nadai Bento – vice, Silvia Aparecida Beltrati Coser-secretaria, Amélia Leite – suplente e Cristiano Rubini – coordenador.
Lar Bethel foi constituído em 07 de junho de 1959, tem seus objetivos voltados à promoção de atividades de relevância pública e social e tem como finalidade o acolhimento para idosos com 60 ou mais, de ambos os sexos, independentes e/ou com diversos graus de dependência. A natureza do acolhimento deve ser provisória e, excepcionalmente, de longa permanência quando esgotadas todas as possibilidades de auto sustento e convívio com os familiares. É previsto para idosos que não dispõem de condições de permanecer com a família, com vivencia de violência e negligencia, em situações de rua e de abandono, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos.
Alunos terão nova entrada na Escola Octávio Chiossi
A partir desta quarta-feira (23) os alunos da Escola Municipal Professor Octávio José Chiossi, no Jardim Novo 1, irão entrar pelo portão da Avenida 5 e não mais pela Rua 17.
A alteração tem como objetivo ampliar a segurança dos estudantes e foi decidida na tarde desta terça-feira (22) em reunião de representantes da prefeitura com pais de alunos e a direção da escola. O vereador Geraldo Voluntário, que encaminhou pedido ao prefeito Gustavo, também participou.
“O prefeito nos pediu para que encontrássemos uma solução urgente para o assunto e, felizmente, isso foi feito. Já a partir desta quarta-feira os alunos entrarão pela Avenida 5, com mais segurança”, informou Ciciliana Di Batista, chefe de gabinete do prefeito, que coordenou a reunião.
A reclamação dos pais de alunos foi apresentada porque na Rua 17, onde estava a entrada, era grande o movimento de veículos representava perigo de acidentes.
A Secretaria Municipal de Educação irá providenciar a instalação de gradis próximos à portaria da escola, na Avenida 5, para disciplinar a entrada dos alunos e oferecer maior segurança. Também serão instalada lombada para redução de velocidade e nova sinalização de trânsito. Mesmo antes destas intervenções, a mudança já será feita.
“Temos que agradecer as secretarias municipais, os pais de alunos e moradores, e a direção da escola pela mobilização para resolver o problema, e especialmente ao prefeito Gustavo que determinou uma solução imediata”, disse o vereador Geraldo Voluntário.
Anvisa aprova três produtos a base de cannabis
A Agência Nacioanl de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou três produtos a base de cannabis: Canabidiol Belcher 150 mg/mL, Canabidiol Aura Pharma 50 mg/mL, Canabidiol Greencare 23,75 mg/mL.
As regras da Anvisa permitem que produtos a base de cannabis possam ser comercializados no Brasil, desde que autorizados pelo órgão. Seguindo as normas da Agência, os produtos serão comercializados respeitando o limite de no máximo 0,2% de tetrahidrocanabinol (THC).
O canabidiol só pode ser utilizado a partir de um determinado tipo de receita médica (tipo B) e somente no caso de esgotamento de outros tratamentos, conforme determina a legislação para o tema.
De acordo com o regramento da Anvisa, essas substâncias são produtos, e não medicamentos. Isso porque neste último caso precisa haver estudos clínicos que comprovem a eficácia das substâncias.
Até o momento, argumenta a Anvisa, as pesquisas científicas ainda não desenvolveram métodos para aferir as evidências e informações suficientes para que tais produtos sejam considerados medicamentos. No total, já foram autorizados, 14 fármacos a base de cannabis no Brasil.
Foto: Divulgação