Mais de 90% dos atendimentos da Ouvidoria da Câmara são feitos pela internet
Regulamentada pela Resolução nº 327/2019, a Ouvidoria da Câmara Municipal de Rio Claro entregou na última segunda-feira (24), para o presidente José Pereira, o relatório das atividades realizadas em 2021.
A entrega do documento foi realizada pelo Ouvidor-Parlamentar, o vereador Geraldo Voluntário (MDB). A servidora efetiva, Nathália Queiroz Christofoletti e a assessora parlamentar, Sandra Calado de Abreu fazem parte da Ouvidoria como membros, destacando que todos são certificados pelo Curso de Ouvidoria do Ibrap. Julinho Lopes (Progressistas) também integra a equipe como Ouvidor Substituto.
O documento tem seis páginas e detalha as atividades que foram realizadas ao longo do ano de 2021. Os atendimentos são classificados por reclamação, elogio, sugestão e solicitação, do total, 65% são solicitação/acesso à informação.
Geraldo destaca que 92% dos munícipes que acionam a Ouvidoria da Câmara o fazem por meio da internet: “são dois canais on-line, o site da Câmara e o e-mail e a grande maioria chega por e-mail”, observa. Menos de 8% dos registros foram feitos presencialmente.
O presidente, José Pereira, parabenizou a equipe e ressaltou a importância deste trabalho para a instituição: “O trabalho da Ouvidoria Parlamentar é essencial para o bom funcionamento da Casa, é deles a missão de nos guiar para que possamos executar a função de atender à população”, afirmou. O documento também é encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo por meio do Controle Interno da Câmara.
De acordo com Geraldo Voluntário, todos os dias a equipe se organiza para checar os canais de atendimento da Ouvidoria e dar seguimento aos tramites para responder aos munícipes. “Temos até 20 dias para retornar cada solicitação e, por isso, precisamos definir um fluxo de trabalho. A Nathália fica responsável pelos canais online e a Sandra dá o suporte e quando é solicitação de assuntos relacionados ao Executivo fazemos o encaminhamento”, explicou.
Canais de atendimento da Ouvidoria da Câmara
O acesso a Ouvidoria Parlamentar pode ser feito no site institucional, www.rioclaro.sp.leg.br, no ícone Ouvidoria ou então através do e-mail: ouvidoria@rioclaro.sp.leg.br e/ou ouvidoriacamararc@gmail.com para quem preferir o atendimento on-line ou então presencialmente, de segunda a sexta, das 8h às 17h ou pelo telefone, nos números: (19) 3524-4811 e (19) 3526-1300 ramal 1399.
Pais ou responsáveis podem solicitar o CPF de crianças em atendimento no Poupatempo
Menores de 16 anos que comparecem aos postos do Poupatempo em todo o Estado para serviços de RG (primeira ou segunda via), e que ainda não possuem inscrição no CPF, terão um número criado automaticamente durante o atendimento para incluir na Carteira de Identidade.
Por ser um atendimento presencial, é necessário agendar data e horário pelos canais digitais, no portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento para os serviços de RG – que é emitido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão da Polícia Civil de São Paulo, nas unidades do Programa.
Depois, basta comparecer ao posto selecionado com um dos pais ou responsável legal, com documento de identificação com foto, e apresentar a Certidão de Nascimento original e cópia. A foto é feita na hora e a primeira via do documento é gratuita.
“Garantir cidadania às pessoas, seja de forma online ou presencial, é compromisso do Poupatempo. Neste momento em que o Estado de São Paulo inicia a vacinação infantil contra a Covid-19, o serviço de CPF é mais uma facilidade que os pais encontram para regularizar toda a documentação das crianças”, afirma diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado de São Paulo que administra o programa Poupatempo, Murilo Macedo.
Apesar de não ser exigido durante a imunização das crianças em São Paulo, o CPF infantil possibilita aos pais a facilidade de acessar a carteira digital de vacinação, pelo aplicativo ou portal do Poupatempo, por meio de um cadastro que pode ser feito para o(a) filho(a).
Todo cidadão, em qualquer idade, pode ter seu Cadastro de Pessoa Física (CPF). No caso de recém-nascidos, desde 2015 o CPF já é incluído automaticamente na Certidão de Nascimento.
A inscrição no CPF de brasileiros acima dos 16 anos, que possuam Título de Eleitor em situação regular, pode ser feita de forma online, e os canais eletrônicos do Poupatempo oferecem fácil acesso a mais esse serviço, direcionando o usuário à página da Receita Federal, órgão responsável pelo documento. O CPF é digital, podendo ser baixado ou impresso, e possui o mesmo valor legal da antiga versão física.
Entre as quase 190 opções que os canais eletrônicos do Poupatempo disponibilizam à população, estão funcionalidades da Receita Federal, como a inscrição ou solicitação do CPF, consulta de inscrição, comprovante de inscrição, alteração de dados e regularização do CPF, além de atendimentos de outros órgãos, como o Detran.SP, Instituto de Identificação (IIRGD), CDHU, Sabesp, prefeituras e muitos outros.
Foto: Divulgação