Brasil teve 79 leilões de infraestrutura realizados, diz ministro
O ano de 2021 se encerra para o Brasil com 39 leilões de infraestrutura realizados: 22 de aeroportuários, 13 portuários, 3 rodoviários e 1 ferroviário. O valor contratado em investimentos foi de R$ 40 bilhões. “Foi um ano para ficar na história. Bem sucedido em termos de parceria”, disse o ministro Tarcísio Gomes de Freitas. Desde 2019, foram 79 leilões realizados. Freitas falou sobre o programa Pró-Trilhos que tem como objetivo expandir o modal ferroviário no Brasil e explicou os três eixos do programa: novas concessões, renovações antecipadas de contratos existentes com inovações de investimentos e um programa de autorizações ferroviária. “Sem dúvida nenhuma, [o programa] vai provocar o maior avanço nesse segmento nos últimos cem anos”. Segundo o ministro foram recebidos 49 pedidos de autorização, o que representa mais 12.900 quilômetros de ferrovias e R$ 165 bilhões de investimentos privados. Com isso, a participação do modal no Brasil deverá passar de 20% para 40% e o Custo Brasil deve ser reduzido em 35%.
Cipa da Saúde é empossada
Rio Claro empossou na segunda-feira (20) os membros da nova composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Fundação Municipal de Saúde, que exercerão mandato por um ano.
“A segurança no trabalho é algo que precisa estar em foco o tempo todo e, com trabalho conjunto entre Cipas da prefeitura, da Saúde e do Daae, o trabalhador só tem a ganhar e podemos avançar cada vez mais”, observou Rogério Marchetti, secretário de Administração, que representou o prefeito Gustavo Perissinotto. “Foi um ano de dificuldades e desafios que conseguimos superar e, para isso, a contribuição dos servidores públicos foi essencial”, agradeceu Marchetti.
Os novos desafios foram lembrados por Peterson Santilli, diretor administrativo da Saúde, que representou Giulia Puttomatti, presidente da Fundação de Saúde. “O ano chega com novos desafios que incluem o trabalho da Cipa e também a busca por recursos para melhorias em setores da Saúde”, destacou Santilli.
A nova Cipa é presidida por Elcio Olivio de Lima Junior, que disse contar com a nova comissão para trabalhar pela integridade do servidor e fazer a diferença. A importância do uso dos equipamentos de proteção individual foi lembrada por Neusa Julião, chefe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e Edson Varussa, que representou o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal. Maria Helena Bertanho Romualdo, presidente do Conselho Municipal de Saúde colocou a entidade à disposição da Cipa para auxiliar no que for possível e Antonio do Carmo Alves, que representou o sindicato de Saúde de Rio Claro, lembrou que na Cipa o trabalho é feito visando a saúde do outro.
Também estiveram presentes Murylo Muller Cesar, chefe de gabinete da Fundação de Saúde; Alexandre Maximiliano, presidente da Cipa da prefeitura; e Paulo Afonso Prado, presidente da Cipa do Daae.
A nova Cipa da Saúde é composta pelos titulares Elcio Olívio de Lima Junior; Guilherme Marrafon Roccon; Luciane Aparecida Marcondes; Sonia Conceição Devide Minucci; Diomar Aparecida Azevedo; Lilian Ribeiro Macedo Moura; Franciele Sanchez; Maria Angela da Cunha Rodrigues; Sandra Maria Litoldo; Valdirene Maria da Cruz Bordin; Alexandra de Cássia Marques; Nadia Maria Augusta de Oliveira Joaquim; Fabiana Almeida Mota; Aradia Fernanda Zanfelice; Valquiria Lorena Zanello; Matheus Henrique Breda; Ingrid Mariane Silva Capretz; Laercio Rodrigues da Silva Junior; Pedro Batista Gomes; Livia de Barros da Costa; Gilberto Capelini; e Karina Pancher Rodrigues dos Santos.
Os suplentes são Juliana Vidal Sartori de Carvalho; Hiago Coser Bueno; Neiva Honorato; Marta Tereza G. L. Bianchi; Juliene Patricia Antonio; Marcelo Pereira Mussi; Renata Varussa Padovan; Vivian Absalonsen Ferrari Zavarello; SamiaKecia Soares Rodrigues Silva; Livia Maria Borgi; Gilson Medeiros; Sergio Eduardo Doricio; Jesuína Linguanotti da Silva; Marisa de Britto Romualdo; Ledilene Piques; José Edgard Santana; Silvia Cristina dos Santos Alves; Leandro Henrique Sanchez; Maria de Lourdes de Souza; e Jéssica Jossana Romualdo.