Em Brasília, Julinho Lopes discute a criação do Porto Seco e malha ferroviária
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) esteve em Brasília nesta semana onde cumpriu ampla agenda. Na Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, o parlamentar esteve reunido com o diretor Ismael Trinks.
Julinho Lopes solicitou ao representante do governo federal informações sobre os trâmites burocráticos necessários para que Rio Claro tenha condições de implantar um Porto Seco. Segundo o vereador, o assunto ganha força em Rio Claro e região a partir de estudo elaborado por técnicos da Unesp que aponta a viabilidade do município abrigar um pólo de escoamento da produção agrícola.
“Esta é uma ação de caráter regional, já que o Porto Seco, ao se tornar realidade, vai atender diretamente uma população de 1,5 milhão de habitantes de Rio Claro e outras 24 cidades vizinhas”, assinalou Julinho Lopes.
O diretor Ismael Trinks comentou, inicialmente, que a Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, avalia a possibilidade com otimismo visto que Rio Claro conta com posição geográfica privilegiada no que diz respeito à proximidade de rodovias e por contar com malha ferroviária ativa. “Vamos, primeiramente, verificar o estudo elaborado pela Unesp para na sequência definir os próximos passos que deverão ser seguidos pelo município”, afirmou Trinks ao salientar que o Porto Seco é um grande vetor de receitas e geração de empregos.
Ainda na reunião, Julinho Lopes questionou Ismael Trinks sobre a utilização do espaço hoje ocupado pela malha ferroviária na área central de Rio Claro bem como a sua continuação ao longo da zona norte do município onde os trilhos já foram retirados. “É preciso ter clareza de como esta importante área poderá ser utilizada pelo município visto que a transferência das oficinas do centro para o Jardim Guanabara deve ser concluída até 2025 conforme informação desta secretaria nacional”, pontuou o vereador.
Trinks solicitou ao município, por meio do vereador, que envie à secretaria nacional material fotográfico de toda a extensão onde os trilhos já foram retirados. “A preocupação do vereador procede já que a área hoje encontra-se sob a responsabilidade da nossa secretaria. É interesse do secretaria nacional que o município, assim que possível, possa utilizar esse espaço da melhor maneira possível”, completou o diretor.
Participaram da reunião o prefeito de Ipeúna, Diego Heron, o vereador de São Pedro Elias Candeias, o diretor Geral da Câmara de Rio Claro, Vinícius Sossai e o chefe de Gabinete do deputado federal Guilherme Mussi (Progressista) Isaías Custódio.
Ex-atleta e atual secretário executivo de Esporte de SP, Chuí, recebe homenagem
Na tarde desta quarta-feira (1º), Marco Aurélio Pegolo dos Santos que é conhecido como Chuí, recebeu o título Cidadão Rio-Clarense do vereador Irander Augusto (Republicanos). A homenagem foi aprovada por unanimidade em Plenário pelo Decreto Legislativo Nº 638/2021, de autoria do vereador.
Estiveram presentes na sessão solene para a entrega do título o prefeito municipal, Gustavo Perissinotto, os vereadores Adriano La Torre (Progressistas) e Geraldo Voluntário (MDB), Victor Roncatto Piovezan, assessor da presidência do CREF (Conselho Regional de Educação Física), Luis Camargo, presidente da Liga Municipal de Rio Claro, Luis Irikura e Miller Jules Marquiori, presidente e diretor, respectivamente, do Clube de Campo de Rio Claro, Diego Sanchez, da Associação Shirai de Judô, Guilherme Pizirani e Reginaldo Bortolin.
Chuí foi atleta de basquete e jogou defendendo os times: Associação Atlética Francana, Esporte Clube Sírio, Luwart Lwarcei de Lençóis Paulista Sociedade Esportiva Palmeiras, Minas Tênis Clube de Belo Horizonte, Franca Basquetebol Clube entre outros times. É fundador da ATBB – Associação Técnicos Basquete Brasileiro, do Instituto Chuí de Esportes e da ASPA, Associação Pais Amigos Franca Basquete.
Coleciona vitórias no Campeonato Paulista de Basquete, Campeonato Pan Americano e Campeonato Sul Americano, além de ter sido campeão junto com a seleção brasileira de basquete. Atuou como técnico nos times de Araraquara e do Rio Claro Basquete na temporada de 2014-2015 do Novo Basquete Brasil. Atualmente é secretário executivo do Estado e como parceiro da prefeitura de Rio Claro ajudou o município a receber a Academia de Ginástica, o Centro de Formação e o projeto Areninha, “Esta homenagem é merecida e dá a Rio Claro a oportunidade de ter como cidadão uma figura de grande relevância para esporte nacional”, declarou Irander.
Ao agradecer a homenagem, Chuí relembrou dos tempos de jogador de basquete, no qual disse que o time de Rio Claro era imbatível e de sua passagem como treinador do Rio Claro Basquete.
Foto: Divulgação