Vereador propõe discussão para solucionar enchentes no Jd. São Paulo
Na sessão ordinária do dia 29 de novembro, o vereador Serginho Carnevale (DEM) apresentou o Requerimento 3561, em que solicita a elaboração de um projeto para recuperação das nascentes do córrego Wenzel e contingência das águas de chuva que causam grandes alagamentos na região.
No anexo do requerimento o vereador apresenta um anteprojeto, no qual solicita à Prefeitura que, unindo esforços com as Secretarias de Meio Ambiente, Obras, Agricultura e o DAAE, elabore e execute um projeto de recuperação das nascentes do córrego Wenzel, promovendo obras ao longo de seu leito para garantir o fluxo de água.
O vereador explicou que se realizadas, as obras contemplariam a instalação de gabiões, cercas e plantação de árvores. “Já não é de hoje que, em qualquer chuva, este local fica intransitável, mas, ainda assim, há pessoas que se arriscam”, pontuou Carnevale.
Serginho ainda solicita que seja feita a instalação de dois piscinões ecológicos nesse mesmo leito, de modo a conter as águas pluviais que causam enchentes no Jardim São Paulo, colocando em prática o Plano de Saneamento do Município (conforme Lei Federal nº 11.445/2007). “Estes piscinões já existem em cidades como Limeira e tais equipamentos ajudariam a resolver os crônicos problemas que os moradores da região enfrentam. Não adianta o poder público colocar a placa “local com risco de alagamentos” e, nas chuvas, literalmente lavar as mãos” finalizou.
Ex-atleta e atual secretário executivo de Esporte de SP, Chuí, recebe homenagem
Na tarde desta quarta-feira (1º), Marco Aurélio Pegolo dos Santos que é conhecido como Chuí, recebeu o título Cidadão Rio-Clarense do vereador Irander Augusto (Republicanos). A homenagem foi aprovada por unanimidade em Plenário pelo Decreto Legislativo Nº 638/2021, de autoria do vereador.
Estiveram presentes na sessão solene para a entrega do título o prefeito municipal, Gustavo Perissinotto, os vereadores Adriano La Torre (Progressistas) e Geraldo Voluntário (MDB), Victor Roncatto Piovezan, assessor da presidência do CREF (Conselho Regional de Educação Física), Luis Camargo, presidente da Liga Municipal de Rio Claro, Luis Irikura e Miller Jules Marquiori, presidente e diretor, respectivamente, do Clube de Campo de Rio Claro, Diego Sanchez, da Associação Shirai de Judô, Guilherme Pizirani e Reginaldo Bortolin.
Chuí foi atleta de basquete e jogou defendendo os times: Associação Atlética Francana, Esporte Clube Sírio, Luwart Lwarcei de Lençóis Paulista Sociedade Esportiva Palmeiras, Minas Tênis Clube de Belo Horizonte, Franca Basquetebol Clube entre outros times. É fundador da ATBB – Associação Técnicos Basquete Brasileiro, do Instituto Chuí de Esportes e da ASPA, Associação Pais Amigos Franca Basquete.
Coleciona vitórias no Campeonato Paulista de Basquete, Campeonato Pan Americano e Campeonato Sul Americano, além de ter sido campeão junto com a seleção brasileira de basquete. Atuou como técnico nos times de Araraquara e do Rio Claro Basquete na temporada de 2014-2015 do Novo Basquete Brasil. Atualmente é secretário executivo do Estado e como parceiro da prefeitura de Rio Claro ajudou o município a receber a Academia de Ginástica, o Centro de Formação e o projeto Areninha, “Esta homenagem é merecida e dá a Rio Claro a oportunidade de ter como cidadão uma figura de grande relevância para esporte nacional”, declarou Irander.
Ao agradecer a homenagem, Chuí relembrou dos tempos de jogador de basquete, no qual disse que o time de Rio Claro era imbatível e de sua passagem como treinador do Rio Claro Basquete.
Foto: Divulgação