Vereador destaca a importância de parcerias em prol das cidades
A União dos Vereadores do Estado de São Paulo, a Uvesp, realizou entre os dias 23 e 27 deste mês, a quarta edição do Conexidades em Olímpia. Secretários do governo paulista, representantes do governo federal e lideranças políticas de várias regiões do Estado estiveram debatendo temas que abordam a retomada do desenvolvimento nesta época em que o país começa a reagir diante dos efeitos provocados pela Pandemia.
A convite a organização do evento, Moisés Marques (Progressistas) representou Rio Claro no Painel aberto a legisladores. O vereador discursou sobre a importância de parcerias para que os gestores possam atender demandas antigas em suas respectivas cidades.
“Defendo que o setor público deve caminhar lado a lado com a iniciativa privada. Em Rio Claro, por exemplo, estamos colhendo frutos deste tipo de parceria a curto prazo melhorando as condições do atendimento à comunidade em várias áreas”, disse Moisés Marques que está à frente da remodelação da Praça da Vistoria, obra em andamento no bairro do Estádio, e teve atuação na repintura do prédio histórico da estação ferroviária central.
Em sua fala, Moisés Marques agradeceu o apoio recebido do Progressistas, através do presidente do diretório de Rio Claro, Ronald Penteado, e do coordenador estadual Jeferson Modesto. “Política se faz a partir do apoio que recebemos dentro das siglas que estamos filiados”, disse o vereador.
Com relação a Pandemia, Moisés Marques observou que a vacina trouxe avanços significativos salvando muitas vidas, mas, a seu ver, o momento ainda é de cautela visto que a casos ainda são registrados mesmo que em menor escala. “Essa luta é de todos”, finalizou o vereador.
Vereador se encontra o ex-Presidente Temer
O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, Hernani Leonhardt (MDB), encontrou-se na última sexta-feira (26) com o ex-Presidente da República Michel Temer no Congresso Conexidades, realizado em Olímpia – SP. Na ocasião, os emedebistas conversaram sobre o municipalismo e a importância das cidades se unirem frente aos desafios pela retomada da economia.
De acordo com Hernani, o diálogo com o ex-presidente foi fundamental para alinhar as estratégias a serem adotadas pelos municípios na implantação de ações pós-pandemia. “O Michel, além da liderança nata que exerce, é um profundo conhecedor da máquina pública, da Constituição e dos mecanismos legais para se buscar o desenvolvimento. Ter a oportunidade de ouvi-lo e trocar experiências, enriquece nosso trabalho enquanto propositores de ações de melhorias em nossa região.”, finalizou.
Criado e organizado pela UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), o CONEXIDADES chegou à sua quarta edição, realizada entre os dias 23 e 27 de novembro. O evento, realizado na Estância Turística de Olímpia, discutiu temas relevantes e de interesses dos municípios, iniciativa privada, entidades, fundações e associações representativas. Entre os temas debatidos, esteve o Novo Marco Regulatório, preservação do meio ambiente, redefinição do papel do Estado na ordem econômica, fomento à agricultura, ao turismo e a valorização do papel econômico social das micro e pequenas empresas.
Alesp aprova tramitação a projeto que suspende o Pix no Estado de São Paulo
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, nesta terça-feira (30/10), tramitação mais rápida para o Projeto de Lei 583/21, de autoria do deputado Campos Machado (Avante), que suspende o Pix no Estado. Com isso, a análise da proposta nas comissões da Casa poderá ser feita de uma única vez, ficando pronta para ser discutida e votada em Plenário.
O projeto, se aprovado pelos parlamentares, proíbe as instituições financeiras e de pagamentos de processar as transferências até que o Banco Central desenvolva mecanismos que assegurem a segurança dos correntistas. Após 30 dias do recebimento do laudo técnico de segurança do Banco Central, a Alesp poderá votar a revogação da lei.
As transações instantâneas via Pix mudaram muito o cenário financeiro do país desde o surgimento desse meio de pagamento em 16 de novembro de 2020. Entretanto, um ano após sua criação, o Pix deixou brechas para a ação de criminosos, a ponto de o Banco Central do Brasil impor limites no valor das transações feitas entre 20h e 6h e aos finais de semana.