Vacinação contra a Covid neste sábado será no Jardim das Nações
Rio Claro terá vacinação contra a Covid neste sábado (20), feriado do Dia da Consciência Negra. O atendimento será exclusivamente em posto itinerante, que, das 9 às 13 horas, estará no Jardim das Nações II, em frente à escola Theodoro Koelle.
A primeira dose continua sendo aplicada em maiores de 12 anos, inclusive gestantes e puérperas. As segundas doses serão para quem foi vacinado com Pfizer ou Coronavac até 31 de outubro ou com a Astrazeneca até 22 de outubro.
Também devem procurar o posto de vacinação as pessoas com 40 anos ou mais que tenham recebido a segunda dose contra a Covid há cinco meses, ou seja, até 20 de junho.
Todos que forem se vacinar devem levar RG, CPF e comprovante de residência em Rio Claro. No caso de segundas e terceiras doses também é necessário o comprovante de vacinação com as doses anteriores.
Adolescentes são os que mais faltam à vacinação contra a Covid
A Fundação de Saúde de Rio Claro divulgou atualização com número de pessoas que não receberam a segunda dose contra a Covid porque faltaram à vacinação. O total é de 19.699 pessoas, sendo que a faixa etária com mais faltosos é a dos adolescentes de 12 a 17 anos. Até o momento, 5.741 adolescentes estão com a segunda dose pendente e, entre os jovens de 18 e 19 anos, 1.237 não tomaram a segunda dose, conforme aponta a Vigilância Epidemiológica.
No comparativo geral, os mais jovens são os que mais faltam à vacinação. Na faixa etária de 20 a 29 anos o número de faltosos também é alto: 5.453 pessoas que deveriam ter recebido a segunda dose ainda não foram tomar a vacina. De 30 a 39 anos são 3.394 pessoas na mesma situação; de 40 a 49 anos são 2.089 faltosos; de 50 a 59 são 1.162; de 60 a 69 são 469 pessoas; de 70 a 79 são 90 faltosos; de 80 a 89 são 55; e com mais de 90 anos são nove.
Essas pessoas com a segunda dose contra a Covid pendente estão mais vulneráveis à infecção pelo coronavírus e, para reverter a situação, devem procurar um posto de vacinação o quanto antes.
O município tem mais de 70% da população imunizada com as duas doses ou dose única e a Fundação Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação para a proteção das pessoas e controle da pandemia. “As pessoas devem ter a vacinação em dia, para sua proteção e benefício coletivo”, observa Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.
Rio Claro tem sete novos casos de Covid
Com a confirmação de sete novos casos de Covid, Rio Claro totaliza 19.520 casos de infecção por coronavírus confirmados desde o início da pandemia. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (19) em boletim emitido pela Fundação Municipal de Saúde. Entre o total de infectados, 18.910 estão recuperados da doença.
O boletim também aponta que seis pessoas estão hospitalizadas em leitos Covid das redes de saúde pública e privada. São três pacientes em leitos de enfermaria e três em UTI. A ocupação de leitos é de 7%.
A Fundação Municipal de Saúde alerta a população para a importância da vacinação e para que mantenha os cuidados preventivos, com uso de máscara, distanciamento social e higienização frequente das mãos.
Foto: Divulgação