Prefeitura antecipa pagamento de vale-alimentação dos servidores
Os servidores públicos municipais de Rio Claro novamente receberam antecipadamente o vale-alimentação. “A prefeitura teria até o próximo dia 16 para pagar o vale dentro do prazo legal, porém uma vez mais estamos antecipando o pagamento aos servidores”, afirma o secretário municipal da Administração, Rogério Marcheti.
O valor de R$490,00 foi creditado no cartão de vale-alimentação de cada servidor no final da noite de quinta-feira (9).
O secretário lembra que a antecipação do vale-alimentação vem sendo uma prática comum no atual governo municipal, que também tem pagado em dia os salários dos servidores e as contribuições ao IPRC (Instituto da Previdência do Município de Rio Claro).
Vereador pede que prefeitura desenvolva projetos para saúde mental
Na sessão ordinária do dia 8 de setembro o Requerimento 2794/21, de autoria do vereador Serginho Carnevale (DEM), foi aprovado por unanimidade. O documento solicita à Prefeitura a realização de campanhas educativas sobre o “Setembro Amarelo” por meio de palestras, eventos e demais atividades realizadas com apoio das secretarias de Saúde e Ação Social.
A campanha é realizada no Brasil desde 2015 por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV) e da Associação Brasileira de Psiquiatria e do Conselho Federal de Medicina. O dia 10 de setembro é marcado no calendário como “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”.
Serginho Carnevale ressalta que a pandemia agravou problemas econômicos, financeiros e sociais, além do impacto gerado pelo distanciamento social: “O período conturbado que vivemos colocou a população num estado de vulnerabilidade emocional e abordar o tema é essencial para que as pessoas não se sintam sozinhas e saibam onde e como procurar ajuda”, pontuou o vereador.
Atento às questões de saúde mental, o vereador apresentou também o Requerimento 2799/21, aprovado por unanimidade, em que solicita ao Executivo que desenvolva um programa de acolhimento para paciente com demência.
“A pandemia de Covid-19 restringiu a prática de atividades físicas, o que afetou a chamada reserva cognitiva, principalmente dos idosos que sentiram mais as restrições da quarentena, o que pode acelerar os casos de demência”, disse Carnevale.
De acordo com o vereador, a Organização Mundial da Saúde estima que atualmente 50 milhões de pessoas vivem com demência e a estimativa é de que nos próximos 30 anos esse número chegue a 150 milhões.
“Proponho que aqui em Rio Claro a ação seja conjunta entre as secretarias de Saúde e Ação Social com auxílio do Fundo Social de Solidariedade e o envolvimento das secretarias de Cultura e Esporte e Turismo, para que as ações envolvam todo tipo de atividades para os idosos do município”, finalizou o vereador.
Vereador propõe ensino de música
O vereador Serginho Carnevale apresentou requerimento em que propõe que a Prefeitura e a Secretaria de Educação promovam estudos para a inclusão de professores de música na reforma administrativa e estudos para a inclusão da matéria “educação musical”, na educação básica, com base na Lei 11769/2008.