Carreta da mamografia é confirmada em Rio Claro
Ao Diário do Rio Claro, o vereador Rodrigo Guedes (PSL) confirmou a informação de que a Carreta da Mamografia estará em Rio Claro no mês de novembro. Segundo o parlamentar, a carreta já tem uma data para estar em Rio Claro, do dia 1º a 13 de novembro. “Graças à deputada estadual Delegada Graciele, que se propôs a interceder para que a carreta viesse para Rio Claro e já conseguimos uma data”, contou Rodrigo.
O vereador ressalta a importância do exame. “O projeto Mulheres de Peito do Governo do Estado prevê a ida da carreta da mamografia para os municípios. A carreta realiza o exame de mamografia, que é preventivo ao câncer de mama, visa conscientizar as mulheres da importância desse exame, pois muitas delas não fazem há algum tempo ou nunca fizeram, por isso a importância desse trabalho”, disse Rodrigo.
Julinho Lopes defende segurança reforçada no campo por meio do programa Rotas Rurais
“A família que mora no campo e produz para que o abastecimento de alimentos na cidade possa ser garantido, precisa da atenção dos gestores públicos”. Com essa frase, o vereador Julinho Lopes (Progressistas) abriu conversa com o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, na quinta-feira (25/8) no Palácio dos Bandeirantes. Eles participaram da solenidade onde o governo do Estado sancionou a Região Metropolitana de Piracicaba, grupo que inclui Rio Claro.
No Palácio dos Bandeirantes, o contato inicial de Julinho Lopes foi com a assessoria da Secretaria Estadual de Agricultura, por meio de João Francisco Danieleto. Neste encontro, o vereador de Rio Claro ampliou o conhecimento de como o Rotas Rurais está expandindo no Estado de São Paulo.
“Trata-se de um amplo programa do governo paulista que visa apoiar o homem do campo. As ações vão desde medidas que possibilitam melhor escoamento da produção agrícola até o reforço na segurança da zona rural”, explicou Danieleto.
Julinho Lopes que conta com amplo trabalho nesta área, incluindo a defesa da preservação de rios através do Pagamento por Serviços Ambientais, o PSA, comentou que o mapeamento do campo se trata-se de uma estratégia eficaz para que as famílias possam ter enfim a sonhada sensação de segurança.
“A vida no campo requer duas situações. A primeira delas é a segurança. Ninguém produz com medo, ninguém vive com medo”, afirmou o vereador ao referir-se sobre os roubos que infelizmente são frequentes na zona rural. “A outra, é a recuperação e a conservação das estradas rurais para que os produtores e estudante possam se deslocar sem transtornos”, acrescentou.
Com Itamar Borges, Julinho Lopes informou que vai fazer a ponte entre os governos paulista e municipal para que Rio Claro possa ser inserido no programa. O secretário de Estado assinalou que a mobilidade em espaços rurais se mostra carente de instrumentos que viabilizem o acesso às propriedades rurais e o deslocamento de pessoas, produção, insumos, serviços de emergência, segurança, entregas e outros. “A ausência desses instrumentos compromete a qualidade de vida, as atividades socioeconômicas e o pleno exercício da cidadania pelas população rural”, completou.