Vereadores visitam Batalhão da Rota
Os vereadores Hernani Leonhardt (MDB), vice-presidente da Câmara Municipal e Diego Gonzalez (PSD) visitaram nesta terça-feira, 24, o 1º Batalhão de Polícia de Choque que abriga os efetivos das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a ROTA. O motivo da visita, de acordo com os parlamentares, foi para agradecer o envio de guarnições do batalhão para Rio Claro na última semana e estreitar os vínculos entre o município e a ROTA. Os vereadores foram recebidos pelo Major PM Virgílio, representando o comandante do 1BpChoque, Tenente-Coronel PM José Augusto Coutinho.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Leonhardt agradeceu o envio de policiais e destacou a participação do vereador Adriano La Torre (Progressistas), autor do requerimento que solicitou o apoio no município. “Estamos aqui hoje para agradecer. A ROTA tem sido uma grande parceira da cidade de Rio Claro e auxiliando nossas forças policiais a diminuir índices de criminalidade nos momentos críticos. Agradeço também ao vereador Adriano, autor do requerimento pedindo essa intervenção.”, finalizou Hernani.
Representando o comando da ROTA, o Major PM Virgílio enfatizou o dever moral da instituição. “Agradeço o apoio e a parceria. Para nós, é mais do que uma obrigação, é um prazer. A Rota, na sua origem, é exatamente isso: prestar apoio. E a sua essência é o que nos move. Conte conosco, estamos à disposição”.
De acordo com os parlamentares, os policiais que atuaram em Rio Claro deverão receber uma Moção de Aplausos nos próximos dias, em cerimônia na Câmara Municipal.
Pacientes em corredor do PSMI geram críticas na Câmara via Serginho Carnevale
“A internação por si só já retrata um momento difícil para a pessoa que busca a solução para o mal que afeta a saúde. Agora, a espera por leitos nos corredores torna o processo mais doloroso tanto para o interno quanto para os familiares que são tomados pela tensão da situação”. Com essa frase, o vereador Serginho Carnevale (DEM) defendeu a aprovação do Requerimento 2440/21 na sessão ordinária da Câmara Municipal.
Segundo o vereador, os relatos que chegam do Pronto Socorro Municipal Integrado, o PSMI, localizado na Avenida 15, anexo à Santa Casa de Misericórdia, ratificam a situação que ele avalia como “precária e vexaminosa”. Ele observa que muitas das críticas chegam ao seu conhecimento com material fotográfico que comprova o drama vivido pelos pacientes.
No requerimento, o vereador solicita à Prefeitura de Rio Claro, através da Fundação Municipal de Saúde, explicações a respeito da constante ocupação nos corredores do PSMI. “Solicito ainda a verificação da contratação de mais leitos na Santa Casa para desafogar o referido pronto socorro e desta forma garantir tratamento mais digno aos munícipes”, pontuou.
Cultura
Também na sessão da Câmara Municipal, Serginho Carnevale teve o Requerimento 2337/21 aprovado por unanimidade pelo Plenário. Através deste documento legislativo, o vereador solicita às Secretarias Municipais de Cultura e Obras esforço conjunto para a recuperação da parte estrutural do Gabinete de Leitura da cidade.
“A estrutura encontra-se em situação precária. Estamos falando de um dos símbolos da nossa cidade. O Gabinete de Leitura merece atenção especial por parte dos gestores públicos”, observou Serginho. “Este local não sofreu nenhuma intervenção significativa desde a sua construção em 1889”, finalizou o democrata.
Vereador faz alerta sobre escassez hídrica nos próximos meses
O Requerimento 2617/21 do vereador Val Demarchi (DEM) foi aprovado na sessão ordinária de segunda-feira (23). No documento, o vereador faz alerta sobre a possibilidade de escassez hídrica nos próximos meses, em que cita sua preocupação sobre o comportamento hídrico dos mananciais das bacias PCJ, que mostram que, no primeiro trimestre de 2021, a quantia de chuvas foi abaixo do esperado.
“Tenho acompanhado os dados climatológicos, que mostram que a quantia de chuvas foi abaixo do esperado, o que afeta o comportamento hídrico dos mananciais das bacias PCJ. A preocupação ocorre, pois, nos últimos quatro anos, têm sido registrados volumes de chuvas abaixo do esperado nas áreas monitoradas e, caso isso se mantenha para os próximos meses, são grandes as chances de que a região das Bacias PCJ passem por estresse hídrico”, afirmou.
No requerimento aprovado em Plenário, a solicitação é para que o Executivo peça ao DAAE – Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Rio Claro que informe quais ações estão sendo desenvolvidas para informar e conscientizar a população sobre a necessidade de economizar e fazer uso racional da água. De acordo com Val Demarchi, ações com a população ajudam a sensibilizar sobre o problema e fortalecem as políticas públicas para preservação dos mananciais.
“O Consórcio PCJ tem a iniciativa de alertar os municípios da região para que realizem campanhas de conscientização junto à população. Ademais, o consumo consciente deve ser permanentemente e incentivado pela municipalidade, seja por meio de parcerias com outras instituições, ou por meio de publicações de materiais impressos e posts em suas redes sociais”, finalizou o vereador.
Foto: Divulgação