Prefeitura amplia horários de ônibus da linha Ajapi-Ferraz
A prefeitura de Rio Claro está ampliando a partir dessa terça-feira (3) os horários de ônibus da linha que atende os distritos de Ajapi e Ferraz. Além disso, esse itinerário, também conhecido como Linha 18, terá mudança em alguns horários.
O trecho de Ferraz até Ajapi terá acréscimo de horário às 11h40. Com as mudanças, esse itinerário também terá ônibus que passará a sair de Ferraz às 13h20. De Ajapi para a estação haverá acréscimo de horário às 11h25 e outros horários também mudam, passando a ter carro saindo do distrito às 11h55, 13h35 e 13h05. Já da estação para Ajapi, haverá ônibus saindo às 12h30.
Os horários e linhas de ônibus do transporte coletivo urbano de Rio Claro podem ser verificados no site da empresa concessionária do serviço, a Rápido São Paulo. O endereço é rapidosp.com.br/horarios/. Também pode-se consultar essas informações no posto da empresa na Rua 1 entre as avenidas 1 e 2, em frente à antiga estação ferroviária.
Vereadores buscam respostas para a retomada presencial das aulas
Na tarde de quarta-feira (28), os vereadores da Câmara Municipal de Rio Claro estiveram reunidos com a secretária municipal da Educação, Valéria Vellis e a representante do Conselho Municipal de Educação de Rio Claro – COMERC, Luciana Santos, para entender de que maneira e quais cuidados estão sendo tomados para o retorno presencial das aulas na rede pública de ensino. A reunião foi coordenada pela vereadora Carol Gomes (Cidadania), membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Durante a reunião, Luciana Santos comentou que para que a volta das aulas aconteça, é preciso que cada escola elabore um Plano de Retomada de acordo com a sua realidade e que haja a contratação de mais funcionários para garantir o devido atendimento sanitário. “A retomada acontecerá de forma gradual, com segurança e muito discernimento”, afirmou.
A secretária Valéria Vellis, reafirmou que a retomada deve ser gradual e irá começar pelos alunos mais velhos e a previsão é de que seja no final de agosto para as escolas estaduais e no começo de setembro para as municipais.
Os vereadores Hernani Leonhardt (MDB), Rafael Andreeta (PTB), Serginho Carnevale (DEM), Sivaldo Faísca (DEM) e Vagner Baungartner (PSDB) questionaram sobre a demora para o início da retomada ser no final de agosto e cobraram um pronunciamento do prefeito Gustavo Perissinotto.
O vereador Faísca complementou no final da reunião: “A Câmara apoia a educação e se dispõe a ajudar no que for preciso para que a volta as aulas aconteçam o mais rápido possível e da melhor maneira possível”.
Suplente de deputado toma posse na Assembleia Legislativa de São Paulo
O suplente Raul Marcelo (PSOL) toma posse como deputado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nesta terça-feira, dia 3 de agosto, a partir das 11h. Ele assume a cadeira da deputada Monica da Mantada Ativista (PSOL), que pediu licença do mandato por 125 dias por motivo de saúde.
Raul Marcelo tem 42 anos e já foi deputado por duas legislaturas (2007 a 2011 e 2015 a 2019).
Ainda nesta terça-feira, às 11h, está marcada uma sessão extraordinária para a votação dos Projetos de Decreto Legislativo 50/21, 51/21, 52/21 e 53/21, referentes à isenção de ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) de medicamentos, e o Projeto de Decreto Legislativo 54/21, que trata da isenção do mesmo imposto para insumos agropecuários.
Na quarta-feira, dia 4 de agosto, uma outra sessão será convocada para votar requerimentos de urgências de seis projetos de lei. Entre eles está o Projeto de Lei 356/15, de autoria do deputado Marcos Damásio (PL), que prevê sistema de captação de água de chuva nos projetos arquitetônicos de prédios públicos do Estado.
Já o Projeto de Lei 1260/19, do deputado Conte Lopes (PP), visa a reserva de vagas de estágio de ensino superior para maiores de 60 anos. O Projeto de Lei 707/20, de autoria do parlamentar Major Mecca (PSL), trata da criação de folgas especiais para servidores da Saúde e da Segurança que atuam em situações excepcionais.
O Projeto de Lei 36/21, da deputada Marina Helou (Rede), trata da priorização de procedimentos investigatórios de crimes contra menores, enquanto o Projeto de Lei 176/21, do deputado Murilo Félix (Podemos), autoriza o Executivo a criar um programa de saúde emocional a vítimas da Covid-19.
Caso as urgências sejam aprovadas, será convocado o Congresso de Comissões na quarta-feira à tarde (horário a ser definido) e a sessão extraordinária na quinta-feira, às 10h, para votar os projetos.