Em reunião com ex-governador, La Torre debate os problemas crescentes na Saúde
A falta de vagas para internações, situação que já era grave nos municípios, piorou com a Pandemia. Em Rio Claro, que retrata o drama nacional no setor, o vereador Adriano La Torre (Progressistas) intensifica contatos em busca de alternativas que possam amenizar o drama vivido por muitas famílias na hora da dor.
Na última terça-feira (27), La Torre esteve reunido com Geraldo Alckmin em São Paulo. Formado em medicina pela Universidade de Taubaté e com pós-graduação no Hospital do Servidor Público, o ex-governador do Estado colocou que a saúde é um desafio permanente por conta da demanda que se expande rapidamente neste setor.
“Eu recebo diariamente, seja pelo celular ou pessoalmente, pessoas que estão desesperadas em busca de vagas de internações para entes queridos. É um sofrimento sem fim. Na maioria dos casos, sequer a gente recebe respostas pela reivindicação encaminhada em nome do povo”, disse o vereador a Alckmin.
Responsável pela gestão da Saúde no Estado de São Paulo nas quatro vezes que atuou como governador, Geraldo Alckmin salientou que o exercício da vida pública só se justifica se for para transformar em realidade ações que possam beneficiar o coletivo. “Governar é escolher. E cabe ao gestor fazer as escolhas corretas para sanar demandas que geram preocupações às famílias”, disse.
As ações de La Torre em busca de respostas às demandas da saúde, tiveram início na semana passada. Ele esteve na Câmara de Limeira reunido com a vereadora Terezinha Aparecida dos Santos Guarnieri, mais conhecida como Terezinha da Santa Casa, que possui na sua trajetória profissional mais de 40 anos de serviços prestados no município vizinho.
“Não é possível que os problemas na saúde são insolúveis. Vou carregar esta bandeira permanentemente. Quero conversar com pessoas que possuem conhecimento ampliado neste setor para que aqui em Rio Claro possamos ter condições de discutir e cobrar situações com mais solidez”, completa o vereador.
Val Demarchi solicita a retomada das cirurgias eletivas no município
Procedimentos sem caráter de emergência mas que fazem uma baita diferença na vida do paciente. As discussões sobre as cirurgias eletivas foram retomadas no Legislativo a partir do Requerimento 2274/2021 de autoria do vereador Val Demarchi (DEM) aprovado por unanimidade pelo Plenário.
Segundo o parlamentar, a Portaria da Fundação de Saúde, de junho de 2021, dispôs sobre a suspensão temporária por 30 dias da realização dos procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares no município de Rio Claro. “Avalio que o momento é para a retomada dos procedimentos já que a melhora do quadro epidemiológico e a diminuição das internações hospitalares com suspeita ou confirmação da Covid-19 são realidades neste momento”, aponta Val Demarchi.
Ainda sobre a retomada pretendida, Val Demarchi observa que mesmo não sendo emergenciais tais procedimentos são fundamentais para amenizar a agonia que toma das famílias que aguardam pelos atendimentos. “É preciso aos poucos adotar medidas que possam sinalizar para a normalização dos atendimentos em vários setores, a partir da saúde”, finalizou o democrata.
Município busca ajuda do TG para intensificar ações de combate à pandemia
O Plano Nacional de Imunização (PNI) prevê que no mês de agosto toda a população adulta, ou seja, com 18 anos ou mais, estará vacinada contra a Covid-19. Ciente da importância do momento, a Câmara Municipal, representada pelos vereadores Serginho Carnevale (DEM) e Geraldo Voluntário (MDB), esteve no Tiro de Guerra reunida com o subtenente Clóvis Henrique Alves da Cruz.
O objetivo do encontro foi encaminhar solicitação legislativa a exemplo da medida adotada pela Prefeitura de Rio Claro através da Fundação Municipal de Saúde (FMS). “Solicitamos ao Tiro de Guerra apoio no que diz respeito à organização das filas das pessoas que vão comparecer nos locais determinados para a vacinação”, comentou Serginho Carnevale.
Para Geraldo Voluntário, o apoio do Exército brasileiro neste momento é de fundamental importância para que as aglomerações possam ser evitadas. “Temos de ter uma atenção especial com as imunizações que vão acontecer em agosto para que tudo ocorra de forma ordeira e com segurança”, avalia o vereador.
Protocolados os pedidos, a Câmara e Prefeitura de Rio Claro aguardam agora o sinal verde por parte do Exército para que o cronograma de atividades possa ser definido aqui no município. “Tenho a certeza que o Tiro de Guerra vai contribuir com a comunidade”, disse Serginho. “O momento de união para que possamos vencer essa luta”, completou o vereador Geraldo. O chefe de Gabinete da FMS, Muryllo Muller participou do encontro.
Foto: Divulgação