Rio Claro se despede da médica Renata Cortinhas
Morreu nessa quinta-feira (29), a médica Renata Simões Cortinhas, aos 51 anos. Ela deixa viúvo José Adilson Bernardino e deixa irmãos, cunhados, sobrinhos, familiares e amigos. O sepultamento aconteceu ontem (29), no cemitério São João Batista, na cidade de Rio Claro. Ranata atuava junto ao Hospital Santa Filomena e era filha do médico Antonio Cortinhas Junior, além de ter destacada atuação no hipismo.
Sindicato dos Químicos inaugura reforma da sede social
O Sindicato dos Químicos de Rio Claro estará nesta sexta-feira (30), às 10 horas, inaugurando a reforma da sede social, investimento na revitalização do prédio. Presença na inauguração do ex-governador Geraldo Alckmin, Sergio Luiz Leite, presidente da Fequimfar e primeiro secretário da Força Sindical. “O futuro das relações do capital e trabalho passa por enormes transformações, e os Químicos de Rio Claro acreditam no futuro, apesar das turbulências e retrocessos na legislação trabalhista. A sede do sindicato revitalizada se adapta a novas alternativas de prestação de serviços, mantendo prioritariamente Convenção Coletiva de Trabalho, Acordos Coletivos e legislação trabalhista”, destacou Francisco Quintino, presidente do Sindicato dos Químicos de Rio Claro.
Solicitação de vereador é atendida pela assistência social
Solicitação atendida através do requerimento do vereador Irander Augusto, a Secretaria do Desenvolvimento Social disponibilizou sacos de dormir para moradores em situação de rua.
Deputado visitou Santa Gertrudes
Depois de visitar Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Cosmópolis e Nova Odessa na semana passada, o deputado estadual Marcos Damasio (PL) retornou à região nessa quinta-feira (29/07) para reafirmar seu compromisso de trabalho com os municípios. Na agenda, encontros em Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Corumbataí e Analândia. Das oito cidades visitadas nos últimos dias, seis já receberam emendas parlamentares de Damasio que somam R$ 1,6 milhão. Cosmópolis e Nova Odessa receberam a palavra do parlamentar de que passarão a ser atendidas com recursos e com a intermediação junto ao governo do Estado em suas demandas, como ocorreu com Santa Gertrudes, que teve a Estrada Vicinal Horácio Pascon (Distrito Industrial) incluída no programa Novas Vicinais.
Iniciativa de vereador busca viabilizar melhorias na escola agrícola
Transformar a Escola Municipal Agrícola “Engº Rubens Foot Guimarães” novamente em uma referência para a região é o objetivo do vereador Julinho Lopes (Progressistas) ao articular reuniões entre as secretarias municipais de Rio Claro.
O primeiro passo foi o levantamento das demandas elaborado pela direção da escola e a definição das competências de cada pasta da prefeitura. Na reunião realizada nesta quarta-feira (28) a secretária de Educação Valéria Velis esclareceu que as aquisições de ração e medicação foram normalizadas e já está sendo feito orçamento para compra de máquina de pasteurização de leite. O processo para as obras da escola também está em andamento.
A pasta de Agricultura, através do secretário Valmir Pinton e da responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal Lilian Alves, irá auxiliar na regularização da produção dos alimentos gerados pelos animais para permitir o consumo.
“É preciso ter um planejamento com objetivos, metas e cronograma para o sucesso do projeto. Pois existem ações mais simples e trabalhos que são mais complexos”, destaca Julinho Lopes.
Algumas questões já foram resolvidas com o compromisso da área da saúde, que através do Centro de Controle de Zoonoses, poderá disponibilizar veterinário para os cuidados com animais e da Agricultura que viabilizará a comercialização de hortaliças nas feiras livres.
O vereador Julinho Lopes ainda destacou que buscará ferramentas de fomentação na área agrícola nas esferas estadual e federal e que que irá contatar o sindicato rural para a viabilidade da realização de cursos.
“A meta é consolidar a estrutura da escola para que ocorram mais situações semelhantes a esta e permitir que outras escolas usufruam do espaço na educação ambiental”, conclui Julinho Lopes.
Foto: Divulgação