Vereador presta apoio à Polícia Civil após operação que resgatou pessoas em condição análoga à escravidão
Na tarde desta quinta-feira, 15, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Claro, Hernani Leonhardt (MDB), foi acionado pelo delegado de polícia Matheus do Prado para auxiliar no acolhimento de sete pessoas que haviam sido resgatadas de uma suposta clínica de reabilitação em condição análoga à escravidão, no distrito de Itapé, zona rural do município.
Segundo informado pelo parlamentar, o delegado de plantão solicitou apoio para intermediar a ocorrência junto aos órgãos públicos do Executivo. “Fui informado que haviam pessoas na delegacia que tinham sido resgatadas em situação de escravidão numa propriedade rural da cidade. O delegado precisava que acionássemos os equipamentos públicos para que fosse feito o acolhimento dessas pessoas. Fui pessoalmente ao Plantão Policial e constatei que ali tinham idosos e pessoas com deficiência”, explicou Leonhardt.
O vereador destacou ainda a importância do trabalho em conjunto com os demais órgãos municipais. “Chegando ao Plantão, imediatamente acionei a Secretaria de Desenvolvimento Social, onde prontamente compareceu a secretária Vilma, que de forma muito profissional fez o atendimento aos resgatados, encaminhando seis deles à Casa de Passagem e um ao CAPS. Todos receberão apoio para retornar aos seus lares”, relatou o vereador.
Além do atendimento social, Hernani solicitou ainda dois veículos do Fundo Social de Solidariedade para que os pertences das vítimas fossem recolhidos e devolvidos.
Prefeitura de Rio Claro terá estande em festival sobre desenvolvimento sustentável
A prefeitura de Rio Claro terá estande no festival virtual Conhecendo os ODS Digital, que será realizado de 9 a 13 de agosto e terá plataforma interativa para que o público circule virtualmente em cenário que simula a experiência presencial. A programação é gratuita e o credenciamento já pode ser feito no site conhecendoosods.com.br.
Com ampla programação, o evento mostra o que governos, escolas, empresas, universidades e organizações da sociedade civil estão realizando para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelos países-membros da Organização das Nações Unidades (ONU).
De acordo com o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Anderson Christofoletti, a prefeitura de Rio Claro mostrará ações nas áreas de saúde, meio ambiente, habitação, desenvolvimento social, educação e segurança. “Trata-se de um grande evento. É uma importante vitrine para nosso município, que está alinhado aos propósitos de sustentabilidade e inclusão traçados nas ODS da ONU”, comenta Christofoletti, destacando a importância das pessoas se credenciarem e participarem do festival.
Com o tema “Juntos unindo esforços para atingir os objetivos e não deixar ninguém para trás”, o evento online é apresentado pela Whirlpool Corporation, com patrocínio cultural da Enercan Campos Novos Energia e realizado pela NTICS Projetos e SB Sustainable Business Solutions.
Texto de divulgação elaborado pelos organizadores indica que serão mais de 150 palestrantes falando sobre progressos na Agenda 2030 e 17 estandes focados nas ODS. Haverá documentários, games ligados a soluções para os desafios mundiais, oficinas infantis, workshops para educadores, colaboradores e profissionais interessados nos temas do desenvolvimento sustentável.
De acordo com a organização, o evento conta com uma equipe de curadores, responsável por organizar a programação, que é diversa, inclusiva e voltada para públicos de todas as idades. Ainda segundo o texto oficial do festival, “as principais atrações contarão com tradutores em libras e toda emissão de carbono do evento será neutralizada”.