Processo para instalação de escola no Jardim Bom Retiro caminha
Aos poucos está se concretizando as condições para que o bairro Jardim Bom Retiro, em Rio Claro, receba uma escola estadual. Após o pedido do deputado estadual Marcos Damasio (PL) junto à Secretaria de Estado da Educação, solicitado pelo vereador Luciano Bonsucesso, a Prefeitura de Rio Claro encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei 128/2021 que trata da doação de terreno institucional à Fazenda do Estado para a construção da unidade escolar. O PL do Executivo foi aprovado em segundo turno e segue para sanção do prefeito Gustavo Perissinotto.
A nova escola atenderá não só os alunos do Bom Retiro como também do Jardim Bonsucesso e Jardim Novo Wenzel, facilitando o acesso dos estudantes dessa região que deixarão de depender de transporte para se locomoverem para as aulas.
“Este é um pedido antigo da comunidade e quanto mais dotarmos os bairros de infraestrutura, melhor para os moradores, que ganham em serviços e em qualidade de vida”, disse Damasio.
A área institucional a ser destinada ao Estado para a construção da escola está avaliada em R$ 375.702,51. Com a doação, a Secretaria Estadual da Educação pode dar andamento ao processo que culminará na construção da unidade escolar.
Emenda beneficiará lavanderia da UPA
Vereador Irander Augusto (Republicanos) divulgou nesta semana a conquista de emenda parlamentar de R$ 200 mil, do deputado federal Celso Russomanno para a reforma da lavanderia hospitalar da UPA da Avenida 29, que atende todas as USF e UBS. “Na lavanderia da UPA da 29 são lavados todos os tecidos, roupas, cobertores de todas as unidades de Rio Claro”, explicou o parlamentar.
Serginho Carnevale cobra informações sobre o Plano de Contingência de Proteção
A explosão ocorrida no Posto Confiante no dia 30 de junho, a partir de um caminhão que incendiou-se no pátio, faz com que o vereador Serginho Carnevale (DEM) levante um debate na Câmara Municipal sobre questões relacionadas à segurança.
Através de requerimento, aprovado por unanimidade pelo Legislativo, o vereador indaga a Prefeitura se Rio Claro conta com Plano Municipal de Contingência de Proteção e Defesa Civil para ações de respostas a determinados cenários de risco.
“Este tipo de tragédia, como a ocorrida no posto de combustíveis, requer estratégia muito bem definida para que possamos evitar danos maiores”, disse Carnevale. “Se o município já dispõe do referido plano pergunto também se há estudos referentes a explosões e vazamentos em postos de gasolina, assim como vazamento de Cloro-Gás nas Estações de Tratamento de Água, as ETAs”, pontuou o democrata.
Entre as medidas consideradas necessárias pelo vereador neste tipo de situação, encontram-se: disparar alarme, providenciar socorro imediato das vítimas e auxílio às demais pessoas, reabilitação dos cenários e redução de danos e prejuízos caso evento adverso venha a se concretizar.
“A explosão ocorrida no Posto Confiante nos leva a muitas reflexões. Tivemos 15 vítimas e infelizmente um óbito. É preciso averiguar as reais condições do município em uma situação grave como esta, sempre com o objetivo principal de preservar vidas”, finalizou Serginho Carnevale na sessão da Câmara.
Foto: Divulgação