Vereador busca viabilizar melhorias para Escola Agrícola
Investir em educação ambiental com ações práticas e incentivar o conhecimento na área agrícola. É com este pensamento que o vereador Julinho Lopes (Progressistas) esteve na manhã de segunda-feira (5) em visita a Escola Municipal Agrícola “Rubens Foot Guimarães” para verificar quais trabalhos podem ser realizados para que a unidade escolar, que hoje atende 250 alunos, continue sendo referência no ensino fundamental. O vereador foi recepcionado pela diretora Rebeca de Moraes.
“Após ciência de que a escola enfrenta dificuldades para manter os animais, marquei reunião com a secretaria de Educação Valéria Velis com objetivo de buscar mecanismos e viabilizar recursos financeiros. É preciso agir de forma inteligente e estratégica, pois investir na educação agrícola é oferecer aos alunos a oportunidade de início de capacitação profissional na área. Além disso, é preciso expandir para que as outras escolas da rede pública possam utilizar o espaço e ter aulas de educação ambiental”, destaca Julinho Lopes.
O vereador ainda ressalta que no mesmo dia elaborou requerimento solicitando parcerias com a secretaria de Meio Ambiente e Agricultura para que colaborem nos trabalhos necessários na escola. “Estou em contato também com empresas para verificar a possibilidade de doações de ração ou outras formas de colaboração”.
Atualmente, a unidade possui três porcos, quatro leitões, 21 galinhas, um cavalo, um tanque de peixes, meliponário e horta.
Estudantes têm até 8 de julho para manifestar interesse em itinerários
Estudantes da rede estadual de ensino têm até 8 de julho para manifestar interesse nos aprofundamentos curriculares dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio. A manifestação deve ser realizada no site da Secretaria Escolar Digital (SED). Com essas informações, as escolas irão definir os itinerários que serão ofertados para os estudantes no momento da rematrícula para a 2º série.
O Novo Ensino Médio aproxima os estudantes das transformações da sociedade e do mundo do trabalho. Para atender a todas essas demandas, permite que o estudante adquira todos os conhecimentos básicos e ainda possa escolher as áreas de que mais gosta para aprofundar seus estudos, sem precisar ficar mais tempo na escola. Em especial, são consideradas três frentes: o desenvolvimento do protagonismo e do Projeto de Vida dos estudantes, o aprofundamento em áreas de mais interesse, e formação para o mercado de trabalho e ingresso no ensino superior. A primeira série deste ano já vivencia o novo modelo.
Apresentados em junho, os itinerários permitem ao estudante explorar potenciais e vocações, conforme interesse individual, de uma ou duas áreas de conhecimento, ou na formação técnica e profissional. “É um passo importante na implementação do Novo Ensino Médio, que ajuda no processo de aprendizagem, com maior profundidade em áreas de conhecimento de mais interesse do estudante, e garante a realização do projeto de vida dos jovens dentro da sala de aula, com adequação do currículo”, indica o secretário da Educação do Estado, Rossieli Soares.
No total, são 35 itinerários, divididos em três conjuntos. O primeiro deles traz quatro opções nas áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e seis opções integradas, que apresentam combinações de duas áreas (Linguagens e Matemática, Linguagens e Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, além de Ciências Humanas e Ciências da Natureza).
O segundo grupo traz itinerários formativos que mesclam as áreas do conhecimento com a qualificação profissional, via Novotec Expresso, e permite aprofundamento curricular em uma das áreas do conhecimento e dois certificados profissionalizantes durante o ano. São quatro opções: Área de Linguagens e suas tecnologias – #SeLigaNaMídia, Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Superar desafios é de humanas, Área de Ciências da Natureza e suas tecnologias – Ciência em ação! e Área de Matemática e suas tecnologias – Matemática Conectada. Na prática, o estudante se aprofunda em uma dessas áreas e, em alguns semestres, faz os cursos do Novotec Expresso, como programação em Java, por exemplo.
No terceiro grupo, os estudantes têm a oportunidade, via programa Novotec Integrado, de sair com um diploma de curso técnico e com o do ensino médio, sem aumentar a carga horária. No total, serão 21 opções de cursos técnicos: Administração, Marketing, Logística, Recursos Humanos, Comércio, Finanças, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet, Serviços Jurídicos, Serviços Públicos, Guia de Turismo, Design Gráfico, Design de Interiores, Eventos, Nutrição e Dietética, Eletrônica, Eletrotécnica, Química, Análises Clínicas e Farmácia.
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