Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Novo diretor do Sesi em Rio Claro, André Nascimento toma posse
A informação é do ex-diretor da unidade, Luiz Gonzaga Renosto, que comentou que André Nascimento vai dirigir três unidades: Rio Claro, Limeira e Araras. “Dei posse a ele nessa quinta-feira (1º)”, disse ao Centenário ao destacar que deixa o cargo com a sensação de dever cumprido. O ex-diretor declarou que atribui seu desligamento à reformulação estratética que está passando a instituição. “Saio com a missão cumprida”, enfatizou.
Vale lembrar que o ex-diretor ingressou no Sesi em 1979, onde permaneceu como engenheiro até o ano de 1991. Em 1992, assumiu como diretor e permaneceu por 26 anos. Ele lembrou que durante sua gestão comandou uma equipe que conquistou importantes avanços. “Nós fomos vice-campeão mundial de robótica em 2017 e, no ano seguinte, 2018, conquistamos o título de Campeão Nacional de Robótica. Foram muitas conquistas ao longo do período. Não atribuo só a mim, mas a toda equipe do Sesi. Trabalho em educação é a longo prazo”, diz ao lembrar que já está aposentado e que agora deve aproveitar para passar mais tempo com a família.
Ecumênico
Pela primeira vez na história, a cerimônia de posse, em 1º de janeiro de 2019, de um presidente da República poderá ter um culto ecumênico. O pedido foi feito por interlocutores do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) aos organizadores da solenidade. Os detalhes, como horário, local, esquema de segurança e nomes dos líderes religiosos que participarão, estão sendo estudados. Só para a solenidade da posse no Congresso Nacional serão convidados 2 mil pessoas, entre parlamentares, políticos e nomes designados pela equipe do presidente eleito.
Frente
Integrante da Frente Parlamentar Ambientalista, o deputado Chico Alencar (Psol-RJ) disse nessa quarta-feira (31) que apresentará uma moção contrária à fusão do Ministério do Meio Ambiente com a Agricultura, como tem sido cogitado pela equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro. Integrantes da frente se reuniram nessa quarta-feira no Congresso Nacional com entidades ambientalistas para discutir e criticar a possível integração entre as pastas, chamando atenção para as consequências também ao agronegócio brasileiro. O grupo é suprapartidário e conta atualmente com 228 parlamentares.
Forças Armadas
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, incluiu também nessa quinta-feira (1º), pela primeira vez, o Ministério da Defesa entre os três superministérios de seu futuro governo – os dois outros são o da Justiça e o da Economia. “A Defesa é um outro superministério. As Forças Armadas vão, sim, fazer parte da política nacional. Não vão ser relegadas como nos governos de Fernando Henrique e do PT”, anunciou, em entrevista coletiva para emissoras de televisão.
Rio Claro
Câmara Municipal realizou solenidade para a entrega do título de Cidadão Rio-Clarense a Ellery Sebastião Domingos de Moraes na noite da última quarta-feira, (31). A sessão foi presidida por Rafael Andreeta (PTB). A homenagem segue o Decreto Legislativo 288/2006, de autoria do vereador Valdir Andreeta. “Gostaria de parabenizar meu pai pela apresentação do decreto que nos possibilita hoje o Legislativo realizar esta justa homenagem ao novo cidadão rio-clarense”, comentou Rafael.