La Torre confirma ambulância para Ajapi e busca recursos para infraestrutura
Buscar recursos para que as demandas possam ter resposta positiva por parte dos gestores públicos do município. Entre as prioridades do mandato legislativo de Adriano La Torre (Progressistas) está a busca por emendas parlamentares para que investimentos no setor de infraestrutura possam amenizar os problemas vividos por muitas famílias na cidade.
Entre os principais problemas levantados pelo vereador, está a necessidade da recuperação da pavimentação em vários trechos devido à massa asfáltica falida decorrente do uso contínuo ao longo das décadas. Na última quarta-feira (16), La Torre esteve reunido com o deputado estadual Ricardo Madalena na Assembleia Legislativa de São Paulo, a Alesp.
“Temos consciência da importância dos recursos serem canalizados para o combate à pandemia neste momento. Mas, protocolamos aqui solicitação para que o deputado Madalena possa encaminhar os procedimentos burocráticos para que Rio Claro também possa ser atendido com recursos para investimento na infraestrutura”, comentou o vereador ao destacar que alguns trechos do município encontram-se praticamente intransitáveis pela proliferação de buracos.
O deputado Ricardo Madalena observou, inicialmente, que o município de Rio Claro vai ser contemplado com emenda parlamentar destinada à compra de uma ambulância por meio de reivindicação dos moradores do distrito de Ajapi encaminhada anteriormente pelo vereador La Torre. “Estamos confirmando hoje que o recurso para a compra da ambulância está confirmado”, afirmou o parlamentar.
Com relação à emenda parlamentar solicitada para obras de infraestrutura, o deputado estadual entende a importância do investimento pretendido. Segundo ele, a malha asfáltica da maioria dos municípios paulistas sofrem pelo desgaste que representa o uso contínuo ao longo do tempo. “Realmente, assim como o La Torre já adiantou, encabecei aqui na Alesp projeto que destina as emendas parlamentares, neste momento de pandemia, à saúde. Temos de comprar vacinas o quanto antes e garantir que o governo estadual não sofre rombo financeiro pelo investimento obrigatório na área da saúde”, sinalizou o deputado. “Mas, também entendo que os municípios têm demandas crescentes em outras áreas. Por isso, vou encaminhar esta solicitação para que Rio Claro possa ter o recurso para recuperar parte da sua malha asfáltica”, completou Ricardo Madalena.
Plano Municipal de Igualdade Racial entra na pauta de discussão do município
Coordenador nacional da Associação dos Agentes de Pastoral Negros (APN’s) do Brasil, Nuno Coelho esteve em Rio Claro nessa quinta-feira (17). Acompanhado da assessora da Igualdade Racial, Maria Lourdes da Silva, ele esteve pela manhã reunido com o presidente da Câmara Municipal, José Pereira dos Santos. Na pauta, a necessidade de atualização da legislação local e a construção do Plano Municipal de Igualdade Racial.
“Trabalho para que as políticas públicas voltadas à defesa de igualdade de direitos sejam colocadas em práticas e se tornem barreiras sólidas contra o preconceito racial em nosso país”, disse Nuno Coelho. “O Plano Municipal de Igualdade Racial é uma realidade a ser perseguida até a sua efetivação na prática. Desta forma, a comunidade negra terá respaldo maior em suas reivindicações e direitos”, completou o coordenador nacional da APN’s que na parte da tarde iria se com o prefeito Gustavo Perissinotto.
Para José Pereira, a luta pela igualdade de direitos deve ser prioridade para todos. O presidente da Câmara citou que fatos do dia a dia mostram que existe apenas uma raça: a humana. “Podem contar com meu apoio. Estamos aqui para apoiar todas as ações que sejam voltadas para o bem coletivo”, afirmou.
Reparo de luminárias e imunização são discutidos por Val Demarchi na Câmara
Assuntos distintos que necessitam da atenção dos gestores públicos, a imunização via vacinas nesta época de pandemia e os reparos no sistema de iluminação pública foram debatidos na sessão da Câmara Municipal, nesta semana, através do vereador Val Demarchi (DEM).
A Moção de Apelo ao Governo do Estado de São Paulo trata do serviço de qualidade prestado pelo Bom Prato principalmente nesta época em que aumentou de forma considerável o número de pessoas que diariamente acessam esse serviço para garantir a alimentação.
“É preciso vacinar os trabalhadores que atuam no preparo e na entrega das marmitas em todo o Estado de São Paulo. Essas pessoas estão na linha de frente”, comentou o vereador Demarchi ao lembrar que as refeições são entregues às comunidades duas vezes ao dia.
Val Demarchi assinala que o desemprego no país que já atingia índices alarmantes, a partir de março do ano passado disparou por conta do fechamento de postos de trabalho em virtude dos efeitos da pandemia. “Muitas pessoas têm no Bom Prato a única fonte de alimentação. Esse serviço precisa ter atenção especial por parte dos gestores públicos. E, o primeiro passo é imunizar quem trabalha no atendimento ao público”, detalhou o parlamentar na tribuna da Câmara.
No Requerimento 1857/2021, Val Demarchi busca informações no município sobre o que está ocorrendo com o sistema de iluminação pública da cidade. O vereador alega que as reclamações pela demora nos consertos nos postes tornam muitos trechos da cidade inseguros. “O cidadão, que paga corretamente seus impostos, recorre à Ouvidoria da Prefeitura que empurra o caso para a Secretaria Municipal de Obras sem que a solução ocorra”, enfatizou o vereador. “A iluminação pública está diretamente ligado à segurança das pessoas que transitam pelas ruas”, completou Demarchi.
Foto: Divulgação