Capivari aprova Moção de Apoio à Casa de Saúde Bezerra de Menezes
A atuação da Casa de Saúde Bezerra de Menezes, em prol às pessoas com problemas mentais, ecoa além das fronteiras de Rio Claro. Na última quinta-feira (10), o presidente da Câmara de Capivari, José Eduardo Bombonatti, esteve na Câmara de Rio Claro onde foi recebido pelo presidente José Pereira dos Santos. Diretor do Legislativo de Capivari, Benedito Fernandes Costas, conhecido como Tuzinho, também esteve na reunião.
No encontro, os representantes de Capivari informaram que o Legislativo daquela cidade aprovou, por unanimidade, Moção de Apoio ao Bezerra de Menezes. “Este ato representa que Capivari está junto com Rio Claro na luta para que esta importante Casa de Saúde não tenha o convênio com o Governo do Estado de São Paulo encerrado”, disse Bombonatti.
Ao agradecer o ato político da Câmara de Capivari, José Pereira assinalou que em Rio Claro vereadores estão vigilantes a possibilidade do Bezerra de Menezes ter o envio de recursos, por parte do governo estadual, encerrado. “Entendemos que o tratamento de pessoas com problemas mentais deve ser prioridade para o governo do Estado. Também temos a compreensão que somente com o esforço coletivo da classe política é que poderemos evitar que tal situação venha a se tornar realidade”, disse o presidente do Legislativo local.
O Bezerra de Menezes, que atende a 26 cidades da região de Rio Claro, sendo o único equipamento de saúde mental que atende à demanda de internação hospitalar através do convênio do Sistema Único de Saúde (SUS), admite a possibilidade de encerrar as atividades caso o convênio não seja renovado.
Benedito Fernandes Costa (Capivari) com José Pereira dos Santos (Rio Claro) e José Eduardo Bombonatti (Capivari)
Trecho da Avenida 29 no bairro Cidade Jardim ficará interrompido no sábado
O trecho da Avenida 29 entre as ruas 3 e 4, no bairro Cidade Jardim, em Rio Claro, ficará interditado no sábado (12). A interrupção, programada para o período das 13 às 19 horas, será necessária para a execução de obra de empresa que faz implantação de rede de gás. A prefeitura reforça a orientação para que os motoristas redobrem a atenção ao trafegarem pelas imediações. O trecho interrompido estará sinalizado e haverá placas indicativas dos desvios.
Vereador se reúne com representante da UFSCar para debater programa de Tecnologia Social
Na última quarta-feira (9), o vereador Thiago Yamamoto (PSD) esteve reunido com Fábio de Lima Leite, professor doutor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para conhecer o programa Futuro Cientista da UFSCar. A equipe Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico e Planejamento também participou do encontro a convite do vereador.
“A educação é uma das principais bandeiras trabalhadas desde o meu primeiro mandato como vereador e nesta segunda legislatura a bandeira da Inovação Tecnológica vem agregar para o desenvolvimento de Rio Claro”, disse o Thiago Yamamoto.
O vereador explicou que o programa é uma Tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil e tem como objetivo propor soluções efetivas de transformação social como a inclusão socioprodutiva, o desenvolvimento sustentável e a educação inclusiva. “A Tecnologia social pode ser entendida como uma séria de ações que promovem interação com a comunidade na busca de soluções para transformação social. O programa Futuro Cientista busca prover condições necessárias para o êxito de jovens promissores e com potenciais talentos que estão situações de vulnerabilidade. O propósito é garantir a eles o acesso da escola até a universidade”, disse Yamamoto.
O programa investe em estudantes de escolas públicas e unidades de acolhimento institucional (antigos orfanatos) respeitando o paradigma de ética, cidadania e democracia. Chamados de “futuros cientistas empreendedores”, os jovens são selecionados por especialistas de acordo com os seguintes critérios: desempenho acadêmico e assiduidade; condição socioeconômica e comportamento.
O vereador destaca que os espaços educativos criados pelo Programa Futuro Cientista nas escolas conveniadas vêm sendo direcionado para aplicação de conteúdo científico e tecnológico, métodos de investigação e raciocínio lógico, além de temas relacionados a valores e relações humanas que são contextualizados com a sociedade contemporânea.
“Esse primeiro encontro foi para que o município, através da Secretaria de Governo e Desenvolvimento Econômico e Planejamento pudesse conhecer e entender o programa para que possam levar ao conhecimento do prefeito municipal para que seja possível a realização desse projeto em Rio Claro.”, finalizou Thiago Yamamoto.
Foto: Divulgação