Deputado busca recursos para uso de capacetes Helmets nos hospitais públicos
Com o objetivo de auxiliar pacientes com Covid-19, o deputado estadual Murilo Félix (Podemos) protocolou indicação ao Governo do Estado de São Paulo com pedido de liberação de recursos para aquisição de capacetes Helmets. “O pedido que fiz, em caráter de urgência, é para que esses investimentos sejam feitos para equipar os hospitais públicos do Estado de São Paulo”, declara.
O deputado explica que os capacetes Helmets são dispositivos de ventilação mecânica contínua não invasiva, feitos de material transparente e macio, que cobrem as cabeças de pacientes vítimas da Covid-19. São diferentes das máscaras e funcionam como “bolhas” que envolvem a cabeça do paciente, sendo fixados ao pescoço por meio de uma base que impede a passagem do ar. Com a inserção de oxigênio e ar comprimido, o equipamento proporciona uma pressão positiva para auxiliar o paciente que apresenta problemas de oxigenação.
Além disso, têm sido utilizados em diversos hospitais públicos do país para evitar, ao máximo, a intubação durante o tratamento desta doença. “Os resultados têm sido satisfatórios, proporcionando mais conforto aos usuários do SUS”, observa. Desta forma, Murilo acrescenta que os impactos na vida dos pacientes pós-Covid também podem ser amenizados. “Muitas pessoas têm dificuldades para engolir os alimentos depois, dependendo do tempo de intubação. Esse é um exemplo, mas há outros. Portanto, o capacete se mostra uma opção extremamente interessante”, avalia.
Serginho Carnevale alerta para a falta de informações de internados pela Covid-19
A angústia que toma conta das famílias que possuem entes queridos internados na luta contra a Covid-19 só pode ser amenizada através de um mecanismo: a comunicação. Ao ser procurado por várias pessoas, em um curto período, Serginho Carnevale (DEM) abriu a discussão no Plenário da Câmara Municipal.
Na sessão ordinária do dia 31 de junho, o democrata, através do Requerimento 1239/2021, questionou a Fundação Municipal de Saúde (FMS) sobre quais os procedimentos adotados para a comunicação entre os familiares ou responsáveis pelos pacientes que são transferidos para outros Centros de Tratamento neste período excepcional de pandemia.
“As informações que chegaram a mim é que a comunicação está muito aquém daquilo que podemos considerar razoável neste momento de tensão total na saúde pelos óbitos diários registrados. Os casos são recorrentes”, comentou o vereador. A seu ver, é preciso ter atenção especial. Serginho Carnevale admite que os funcionários da saúde estão trabalhando sob forte tensão emocional. “Mas, é preciso entender que a agonia das famílias precisa ser levada em conta. O paciente fica isolado dentro das unidades de saúde sem contato com o mundo exterior”, finalizou.
Recurso vai melhorar as condições de atendimento nas unidades de Saúde
Melhorar as condições de atendimento às pessoas. É com esse objetivo que o vereador Alessandro Almeida (Podemos) solicitou a liberação de recursos via emenda para a deputada federal Renata Abreu (Podemos). Na última terça-feira, dia 1º de junho, comitiva local formada por Alessandro Almeida e pelo presidente do Podemos Rio Claro, Emílio Cerri, confirmou a emenda parlamentar no valor de R$ 60 mil.
“Quero aqui agradecer a atenção da deputada Renata Abreu que ao receber o nosso relatório de investimentos prontamente nos atendeu”, disse o vereador. O recurso vai ser utilizado para investimentos diversos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Saúde da Família (USF).
Para definir os investimentos necessários, Alessandro Almeida visitou as referidas unidades. O vereador avalia que as melhorias vão sanar problemas que geram reclamações diárias dos usuários do sistema público de saúde. “As pessoas que acessam as unidades de saúde já vivem a preocupação pela saúde debilitada e a angústia de receber o atendimento com brevidade. O mínimo que podemos fazer é melhorar as condições dos atendimentos”, afirmou Alessandro Almeida.