Morre o professor Ademar Catelani
Morreu nessa segunda-feira (7), o professor Ademar Catelani, o “Seo Ademar”, como era carinhosamente chamado. Nas redes sociais, amigos, ex-alunos e familiares lamentaram a morte do professor que era considerado um “paizão” de todos. O velório acontece nesta terça-feira (8), a partir das 6 horas, no Cemitério Parques das Palmeiras. O sepultamento será no Cemitério Evangélico, às 10h15. Ele deixa viúva Maria Apparecida Marigo Catelani, os filhos Eduardo e Ademar Jr., além de netos e sobrinhos.
Moisés Marques busca recursos para a saúde e educação no Congresso Nacional
Colocar as demandas de Rio Claro na pauta do Congresso Nacional. Ciente de que os recursos da administração municipal são insuficientes para suprir carências, principalmente nas áreas da saúde e educação, o vereador Moisés Marques (Progressistas) esteve em Brasília na semana passada em busca de apoio político que possa se transformar em envio de recursos.
No Congresso Nacional, Moisés Marques esteve reunido com o senador Ciro Nogueira, que integra a Comissão Parlamentar de Inquérito, a CPI da Saúde, e com o deputado federal Capitão Derrite, que é policial militar da reserva.
A pauta teve início com o encaminhamento de pedido de auxílio para a Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, instituição que mantém atendimento gratuito regionalizado através do Sistema Único de Saúde (SUS). “O hospital situado em Rio Claro enfrenta crise financeira preocupante por conta dos repasses insuficientes feitos pelo governo federal via SUS”, comentou o vereador. “A situação agravou-se mais ainda neste período por conta da pandemia que impõe desafios diários às Santas Casas devido ao número crescente de pacientes”, acrescentou.
A solicitação por Rio Claro estendeu-se à área da Educação. Moisés Marques externou aos representantes do Congresso, apresentando material, a necessidade de se reformar escolas e creches do município. “Os estabelecimentos de ensino precisam de investimentos com urgência. As estruturas de muitas escolas que visitei apresentam problemas que caminham para se tornar graves. A gestão pública se esforça, investe o quanto pode, mas, para resolver essa situação precisamos de ajuda do governo federal”, pontuou o vereador.
Para que Rio Claro possa ter investimentos na área da educação, Moisés Marques esteve em contato também com equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação (FNDE). Levantou dados necessários para a solicitação de recursos os quais serão enviados para Brasília na sequência. Ele foi atendido pelo presidente Marcelo Ponte no encontro.
Na reunião com Ciro Nogueira e o Capitão Derrite, ambos do Progressistas, também estiveram presentes o prefeito de Guapiara (SP), Matheus Freitas e também a prefeita de Nova Campina (SP), Josi do Eliel. “Agradeço a atenção. Tenho a certeza de que recursos para atender as demandas apresentadas serão enviados em forma de emendas parlamentares”, completou Moisés Marques.
Luciano Bonsucesso confirma recurso para a saúde via emenda parlamentar
Recursos para investir na saúde. Prioridade nas ações legislativas de Luciano Bonsucesso, a busca por emendas parlamentares prossegue. Nesta quarta-feira (02), o vereador recebeu a confirmação da destinação de R$ 80 mil para o Custeio de Serviços de Atenção Básica em Saúde.
A emenda parlamentar de autoria do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) está inclusa no recurso extra orçamentário para que Rio Claro receba a ajuda financeira através do Ministério da Saúde. Segundo o parlamentar, cabe à Prefeitura de Rio Claro por meio do Fundo Nacional de Saúde, tão logo seja autorizada a abertura de programação, a fazer acompanhamento do processo para receber os recursos.
“Recebemos a solicitação de Rio Claro apresentada pelo vereador Luciano Bonsucesso e hoje temos a grata notícia que conseguimos a indicação de R$ 80 mil para a cidade”, disse o deputado Motta. Para o vereador, essa é mais um recurso que vai chegar a Rio Claro através do PL: “Quero agradecer o apoio do deputado Motta. A nossa luta continua já que as demandas na saúde são crescentes”, completou Luciano.
Foto: Divulgação