Escassez hídrica coloca a região em estado de alerta
“Os números são preocupantes e indicam ações conjuntas imediatas de contingenciamento”. Essa fala é do vereador Julinho Lopes, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Rio Claro e presidente do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ em relação à disponibilidade hídrica nos principais mananciais das Bacias PCJ.
Fato que motivou também o Consórcio PCJ emitir nota de alerta no último dia 28. No texto é exposto que até aquele momento (28/05), foram registradas chuvas nas regiões de cabeceiras na ordem de 29,3 mm, o que representa precipitações 62% abaixo do esperado para o período, entretanto, o destaque negativo ficou com o mês de abril, que registrou apenas 9 mm correspondendo a 89% menos chuva do que o esperado.
Para a área de drenagem de todas as Bacias PCJ as precipitações também estão abaixo das médias históricas em todos os meses de 2021. O esperado para o ano inteiro é que chova 1.213,11 mm, mas a permanecer esse comportamento climático dificilmente atingiremos o esperado de chuvas até o final do ano.
“Estamos entrando no período de estiagem e medidas de conscientização se fazem urgente. Desde o início do ano venho alertando sobre esta problemática; já encaminhei ofício ao prefeito solicitando informações das ações que o município vem desenvolvendo em relação ao assunto. É preciso que poder público e sociedade civil se unam pelo bem coletivo”, enfatiza.
Julinho Lopes ainda reforça que se implante em Rio Claro os piscinões ecológicos nas áreas urbana e obras que ampliem a recarga do lençol freático e podem ser executadas de imediato.
“A preservação das nascentes tanto nas áreas rural e urbana e a implantação do programa “Pagamento por Serviços Ambientais” – PSA, que é baseada na valoração econômica e distribuição de incentivos financeiros aos responsáveis por preservação ambiental também são outros pontos chave para o meio ambiente”, conclui o vereador.
Deputado Damasio destina ônibus para Corumbataí e Santa Gertrudes
As cidades de Analândia, Corumbataí e Santa Gertrudes receberam, cada uma, um ônibus escolar zero quilômetro. Os veículos, solicitados pelo deputado estadual Marcos Damasio (PL) ao governo do Estado, foram entregues no dia 27 de maio.
“Estamos melhorando a frota escolar e isso é importante para garantir o conforto e a segurança dos alunos. Uma honra para mim, como representante da sociedade, poder colaborar com nossos parceiros vereadores e prefeitos e levar benefícios para os municípios”, disse o parlamentar.
O deputado recebeu no evento, na sede da Secretaria de Estado da Educação, em São Paulo, a secretário de Educação Silvana Schalch e o vereador Leandro Santárpio de Analândia; o prefeito Leandro Martinez e vereadores Daniel Borgo, Valdecir Bortolin e José Roberto Berbel, de Corumbataí; e o vice-prefeito Alexandro Vieira e o diretor de Transportes Agnaldo Santos, de Santa Gertrudes.
O ônibus rural escolar do modelo ORE 3 comporta 59 alunos sentados mais o condutor. Possui poltrona do tipo móvel para embarque e desembarque de alunos com deficiência ou mobilidade reduzida e cinto de segurança em todos os assentos.
Foto: Divulgação