Vereador alerta para a necessidade de Rio Claro se equipar para receber vacinas da Pfizer
Através de requerimento, aprovado por unanimidade pelo Legislativo na sessão da última segunda-feira (10), o vereador Serginho Carnevale (DEM) solicita atenção especial por parte da Prefeitura Municipal para que Rio Claro esteja apta a receber vacinas fabricadas pela Pfizer.
O parlamentar assinala que para ser contemplada com lotes, o município, através da Fundação de Saúde, precisa adquirir câmaras refrigeradas já que a vacina da Pfizer obrigatoriamente precisa ser armazenada entre 25 e 15 graus negativos.
“As primeiras doses de um lote já adquirido pelo Ministério da Saúde de mais de 100 milhões de vacinas chegaram ao Brasil no último dia 29 de abril”, comentou Carnevale. “Estas doses vão ficar restritas inicialmente nas capitais e posteriormente nos municípios equipados de forma adequada para armazenar as vacinas na temperatura necessária”, acrescentou o vereador ao justificar a importância da compra. O vereador observou ainda que tais câmaras refrigeradas precisam estar cadastradas na Anvisa. Aprovado, o requerimento agora segue para a Fundação Municipal de Saúde.
Vereadores questionam prefeitura sobre situação dos moradores de rua
O vereador Val Demarchi (DEM) apresentou o requerimento 1393/2021, no qual afirma que houve aumento da população de rua na cidade. O vereador pede que a Administração Municipal encaminhe para a Câmara quais ações têm sido realizadas para auxiliar as pessoas que estão vivendo nas ruas.
“O número de pessoas nessa condição aumentou muito na cidade, é visível. Sabemos que os fatores para que estas pessoas estejam nas ruas podem ser diversos, desde a falta de moradia fixa até problemas familiares. Porém, estamos em tempos de pandemia, além de ser uma questão humanitária”, afirmou Val Demarchi.
No requerimento 1392/2021, o vereador Thiago Yamamoto (PSD), solicita à Secretaria de Desenvolvimento Social que providencie um diagnóstico sobre a população em situação de rua, respondendo aos seguintes questionamentos: qual a estimativa da quantidade de pessoas em situação de rua em Rio Claro; qual o perfil dessa população; quais as políticas públicas do município para pessoas em situação de rua e qual o planejamento para implantação de novos projetos para atender a esta população.
“A situação de vulnerabilidade social que as pessoas que vivem nas ruas se encontram ocasiona diversos problemas, dentre eles, o mais abrangente é a questão de segurança pública. Se faz necessário que o poder público amplie o atendimento dessa população com ações efetivas”, finalizou Thiago Yamamoto.
Foto: Divulgação