CPI da Vacina prossegue os trabalhos na Câmara
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apura suposta aplicação de vacina contra Covid-19 em vereadores, tem reunião marcada para a próxima segunda-feira (10), na Câmara Municipal. Os trabalhos, a partir das 14h30, serão coordenados pelo presidente da comissão Hernani Leonhardt (MDB) que tem Adriano La Torre (Progressistas) na relatoria. Nesta data, a vereadora Carol Gomes (Cidadania) foi convidada para participar da apuração dos fatos.
Fixação de escala dos Vigilantes Patrimoniais é incluída em acordo coletivo
O vereador e vice-presidente do Poder Legislativo, Hernani Leonhardt (MDB) reuniu-se na manhã de quarta-feira (5) com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Rio Claro – SINDMUNI, Tu Reginato e com a Chefe de Núcleo da Vigilância Patrimonial, Raquel dos Santos. Em pauta, a fixação da escala da categoria em acordo coletivo.
A inclusão no acordo coletivo, assinado ontem pelo presidente do sindicato, Tu Reginato, atende a uma antiga reivindicação dos vigilantes. A proposta foi acatada menos de dois meses após reunião do vereador Hernani Leonhardt junto aos servidores. “Sou um grande incentivador da Vigilância Patrimonial. Eles exercem papel fundamental dentro da segurança pública do município, protegendo nossas escolas e outros prédios públicos”, enfatizou o parlamentar. Hernani explicou que a escala fixada em acordo coletivo, que posteriormente se tornará lei, garante previsibilidade para a classe. “Por atuarem 24 horas por dia, 7 dias por semana, eles não podem ficar à mercê do entendimento de diferentes chefias para saber qual será a escala de trabalho. Isso gera incertezas e causa prejuízos aos servidores, que acabam ficando desmotivados. Eles me encaminharam a demanda no último dia 18 de março e já tornamos realidade”, finalizou.
Val Demarchi busca número de vacinados por meio da Xepa
A transparência como forma de alinhar a gestão dos recursos públicos com o anseio da sociedade. É com esse objetivo que o vereador Val Demarchi (DEM), por meio de requerimento aprovado pela Câmara Municipal, busca apurar quantas pessoas foram vacinadas com as sobras de vacinas contra a Covid-19 até o momento. As sobras são conhecidas como Xepa. Por meio do requerimento, o democrata solicita que a Prefeitura de Rio Claro, via Fundação Municipal de Saúde (FMS), informe quantas vacinas foram aplicadas no sistema Xepa. O questionamento, detalha Val Demarchi, foi motivado pela fala diretora de Vigilância em Saúde, Suzi Berbert, na CPI da Vacina no último dia 26 de abril no Plenário da Câmara.
“Nesta reunião uma afirmação feita pela diretora me chamou atenção. Ela disse que diante das sobras de vacinas nos frascos, muitas vezes os profissionais de saúde saem pelas ruas para encontrar pessoas com o intuito de fazer a vacinação”, assinalou o vereador. “Ainda em sua fala, Suzi Berbert afirmou que a orientação é para que a Xepa seja utilizada em pessoas acima de 60 anos ou que tenham alguma comorbidade, mas, pode ocorrer que pessoas a partir dos 18 anos tenham sido vacinadas nesta situação”, acrescentou.
Diante desta declaração, Val Demarchi busca esclarecer como a vacinação denominada Xepa está ocorrendo no município. “Temos a consciência de que infelizmente não há vacina para todos neste momento. Ao meu ver, a utilização destas sobras precisam ocorrer de maneira mais organizada. Com isso, profissionais de saúde não vão mais precisar sair pelas ruas a procura de pessoas, bem como a vacinação e o controle das doses poderá ocorrer de forma mais adequada”, finaliza o vereador que a partir de agora aguarda a resposta do requerimento.
Vereador Julinho Lopes toma primeira dose da Vacina contra Covid-19
“Com muita alegria recebi na manhã desta quinta-feira (06), no Centro Cultural, a primeira dose da vacina contra o coronavírus. Agradeço a equipe de Saúde do município pela organização e atendimento. Reforço a importância para que todos continuem se cuidando, seguindo os protocolos de saúde”, declarou o vereador Julinho Lopes.
Definido projeto, revitalização da Praça da Vistoria avança no município
Representantes de autoescolas e da Delegacia de Trânsito – Ciretran estiveram reunidos com o prefeito Gustavo Perissinotto e o vereador Moisés Marques (Progressistas) no Paço Municipal na última quarta-feira (05). No encontro, o secretário municipal de Obras Ivan Domênico apresentou o Projeto Arquitetônico da revitalização da Praça da Vistoria situada na Rua 15 entre a Avenida 19 e a Via da Saudade.
“Entendemos a importância da reivindicação encaminhada por profissionais que atuam na formação de condutores através do vereador Moisés Marques. Por isso, estamos à disposição para participar desta obra que certamente vai proporcionar condições melhores de uso no bairro do Estádio”, disse o prefeito Gustavo Perissinotto.
Ao agradecer a união de esforços, Moisés Marques detalhou que a Praça da Vistoria vai contar com três sanitários: masculino, feminino e para deficientes. O projeto contempla também um bebedouro para que os profissionais das autoescolas e seus alunos não precisem mais recorrer aos vizinhos diariamente como ocorre atualmente.
“Agradeço aqui a Prefeitura de Rio Claro que prontamente atendeu a solicitação que encaminhamos”, afirmou Moisés Marques. “De forma igual, agradeço a Sport Motor que em parceria com o poder público vai viabilizar recursos para que a revitalização se torne realidade nesta área do município que, anualmente recebe centenas de pessoas que buscam orientações para tirar a habilitação”, acrescentou.
A revitalização vai contar ainda com serviços de tapa-buracos e pintura de solo. Aprovado o Projeto Arquitetônico, a Secretaria Municipal de Obras vai providenciar a regulamentação da nova Praça da Vistoria e definir a data do início da obra.
Participaram da reunião, Juliana Cestaro, gerente do Poupatempo; Priscila Tavares, diretora técnica da Ciretran Rio Claro; Edinei Wilson Pereira e Aisler da Sport Motors e representantes das autoescolas.
Foto: Divulgação