Vereador destaca aplicativo para segurança no comércio
Lançado na semana passada na cidade vizinha de Araras, o app para segurança no comércio está sendo considerado como uma das grandes ferramentas da Guarda Municipal para coibir furtos e assaltos no comércio. Diante deste resultado positivo, o vereador Julinho Lopes (Progressistas) esteve na segunda-feira (19) com o secretário de Segurança de Araras, Reginaldo Fernando Chieregatto, para buscar informações sobre o sistema implantado e a forma de utilização.
O secretário explicou que quando o comerciante perceber qualquer atitude suspeita acionará botões de “pânico” no aplicativo. Dessa forma, a Guarda Municipal será imediatamente acionada para se dirigir ao local. “Os botões são separados por situações pelas quais os comerciantes estão passando, para que a GCM saiba exatamente o cenário que encontrará.”.
Julinho Lopes já apresentou na Sessão Legislativa de segunda-feira requerimento para que a secretaria municipal de Segurança também implante o aplicativo em Rio Claro. “Já conversei previamente com o secretário Otávio Balbão sobre o assunto e destaquei que o requerimento está sendo encaminhado de forma oficial para dar sequência aos trâmites necessários.
O vereador ainda esclarece que está agendando uma nova visita em Araras para que a secretaria de Segurança de Rio Claro conheça o aplicativo e estude a viabilização.
Vereador solicita atendimento psicossocial para famílias que perderam parentes por Covid
O vereador Thiago Yamamoto (PSD) apresentou requerimento na sessão de segunda-feira (19) no qual solicita à Fundação Municipal de Saúde (FMS) que disponibilize atendimento psicossocial aos parentes dos mortos vítimas da Covid-19. A iniciativa do vereador tem como objetivo amenizar o impacto da perda de parentes num momento tão incomum, devido às regras de combate à pandemia, no qual velórios e cerimônias de enterro estão suspensas para evitar contaminação.
Durante a sessão, Yamamoto falou na Tribuna sobre a importância de velar entes queridos para o luto: “a tradição da civilização ocidental de velar os mortos acontece há mais de dois mil anos. Velar e enterrar sempre foi um ritual da perda e agora as pessoas não podem dar o último adeus”, explicou.
No requerimento a solicitação é para que a FMS preste atendimento e assistência para os familiares de maneira gratuita e online afim de ajudar a minimizar o impacto da perda.
Parlamentar defende a ampliação de postos de vacinação na cidade
Por meio de requerimento, aprovado por unanimidade na sessão ordinária da última segunda-feira (19), o vereador Val Demarchi (DEM) retomou o debate no Plenário da Câmara sobre o processo de imunização contra a Covid-19 no município. Segundo levantamento apresentado pelo vereador, no momento, os postos de vacinação são os seguintes: Centro Cultural, na Vila Operária; Faculdade Anhanguera, no bairro do Estádio; Hospital São Rafael, no Centro; Hospital da Unimed, no bairro Santa Cruz e Shopping Rio Claro, no Centro.
“Os postos estão concentrados na região centro-sul da cidade”, comentou Val Demarchi no Plenário. “Como o município não disponibiliza transporte gratuito, os moradores da região norte e demais áreas nas imediações ficam prejudicados”, acrescenta o parlamentar ao lembrar que apenas o Grande Cervezão já ultrapassou a marca de 50 mil pessoas.
Atualmente, detalha Val Demarchi, as pessoas que moram do lado da cidade onde situa-se a zona norte e não contam com veículos próprios dependem do auxílio de outras pessoas para acessar os postos de vacinação existentes.
“Através deste requerimento busco apoio da Prefeitura Municipal para que postos de atendimento sejam montados nas regiões oeste e norte da cidade. Com certeza, essa medida vai favorecer milhares de pessoas”, finaliza o vereador.