Banco do Brasil oferece prova de vida do INSS por aplicativo
Os clientes do Banco do Brasil que recebem aposentadorias, auxílios e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão usar o aplicativo da instituição financeira para fazer a prova de vida. A novidade está disponível desde quinta-feira (4) para quem recebe por meio de crédito em conta. Para os clientes que sacam os benefícios pelo cartão, o serviço estará disponível em breve. Segundo o BB, a prova de vida por meio do aplicativo não apenas traz mais comodidade e segurança aos beneficiários como ajuda no enfrentamento à pandemia de covid-19, ao diminuir a necessidade de comparecimento às agências. A prova de vida está disponível no menu “Serviços”, na área lateral do aplicativo. Basta o correntista ou poupador clicar em “INSS” e em “Prova de Vida INSS”. O aplicativo pedirá fotos frente e verso do documento oficial de identificação e uma selfie para concluir o processo. As imagens serão analisadas pelo banco. Durante o processo, o beneficiário pode acompanhar pelo próprio aplicativo se a prova de vida foi aceita e quando ele terá de repetir o processo. Quem tem pendências na realização da prova de vida ao longo de 2020 será comunicado sobre a novidade, assim como os clientes digitais. Os correntistas que ainda não têm o aplicativo instalado receberão o aviso nos caixas eletrônicos. Obrigatória para aposentados e pensionistas, a prova de vida deve ser feita uma vez por ano, para impedir o bloqueio do pagamento dos benefícios da Previdência Social. No último dia 26, o INSS publicou portaria suspendendo os bloqueios até abril deste ano, em decorrência da pandemia de covid-19.
Saúde alerta população sobre plantões neste final de semana
Com deficiência no número de profissionais médicos em seu quadro de servidores, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro já iniciou providências para a contratação de mais mão de obra. “A situação se agravou com a pandemia e temos encontrado dificuldades para montar as escalas de plantão médico”, explica o secretário municipal de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel.
Para este final de semana, por exemplo, não será possível contar com o total de médicos que seria necessário para um fluxo normal no atendimento no Cervezão, no Bairro do Estádio, no pronto socorro da Avenida 15 e no Caps (Centro de Atenção Psicossocial). A empresa que presta serviço ao município informou que não conseguirá preencher todas as necessidades de mão de obra nos plantões.
Em razão disto, a Secretaria Municipal de Saúde está solicitando a colaboração da população no sentido de que só utilize os serviços de saúde neste final de semana em caso de extrema necessidade. E que as pessoas que forem às unidades de saúde tenham paciência, pois a espera para o atendimento será demorada.
A prefeitura de Rio Claro está mobilizada desde o início do ano para conseguir mais médicos para os serviços na rede pública municipal de saúde. Um concurso público terá suas provas realizadas no final deste mês de março e, na próxima, terça-feira (8) a secretaria de saúde realizará um pregão para contratar empresa que prestará serviços médicos para o atendimento de pacientes de Covid-19.