Julinho Lopes solicita intervenção para retirada de área do pacote de vendas
Na última terça-feira (23), o vereador Julinho Lopes esteve em São Paulo no gabinete do deputado estadual Delegado Olim reforçando tal pleito. Julinho foi recepcionado pelo assessor Ricardo Alexandre Silva Barbosa que reiterou o compromisso do deputado com as demandas de Rio Claro.
“Este é um assunto importante que precisa de agilidade. A área de 45 mil metros quadrados abrange o Centro Rural, campo de futebol, quadra esportiva e vestiários. É necessário expor ao governo estadual os prejuízos que ocorrerão caso a área seja vendida”, destaca o vereador Julinho Lopes.
Em ofício, Luciano Bonsucesso externa preocupação com a segurança municipal
A portaria publicada no último dia 12, no Diário Oficial do Município (DOM) que determina a exoneração de funcionário público devido à extinção do cargo de Ouvidor da Guarda Civil Municipal (GCM) está na pauta da Câmara Municipal.
O vereador Luciano Bonsucesso (PL) abordou o assunto na sessão da última segunda-feira (24), ao alertar que tal situação pode gerar problema grave no município de aumento de sentimento de insegurança. “Faço aqui um alerta. Sem a Ouvidoria funcionando, os guardas civis municipais ficarão impedidos de utilizar arma de fogo no serviço. Uma situação está diretamente ligada à outra”, disse o vereador.
A extinção do cargo, segundo a Portaria publicada pela Prefeitura de Rio Claro, segue decisão judicial baseada em Ação Direta de Inconstitucionalidade, a Adin. O cargo de Ouvidor e Corregedor são exigências para o funcionamento da Guarda Municipal que foi criado através da Lei Complementar 57/2010 que estabeleceu também a criação da Corregedoria Geral da corporação. Tudo em exposição constante da Lei Federal nº 13022 de 08 de Agosto de 2014.
No ofício encaminhado à Presidência da Câmara Municipal, Luciano Bonsucesso diz que o Legislativo precisa agir para que a Lei Complementar seja mantida e desta forma evitar prejuízos à comunidade atendida diariamente pela Guarda Municipal.
Vereador solicita ambulância para o distrito de Ajapi
Na manhã da última quarta-feira (23), o vereador Adriano La Torre (PP) esteve em São Paulo onde se reuniu com o deputado federal, Fausto Pinato (PP), para solicitar o apoio do parlamentar para Rio Claro. “Pinato é um deputado atuante e tem se destacado por apoiar e investir recursos da união nas cidades do interior paulista. Para Rio Claro, já destinou emendas para diversos setores que somados passam de um R$ 1 milhão”, afirmou La Torre.
Uma das pautas da reunião foi a necessidade de disponibilizar um veículo para transporte médico para a Unidade de Saúde do distrito de Ajapi. De acordo com o vereador, a Unidade de Saúde não possui uma ambulância e os moradores, quando necessário atendimento médico em Rio Claro, tem que se locomover por conta própria.
“Prontamente o deputado ordenou à sua assessoria a inclusão do distrito de Ajapi para ser contemplada com uma ambulância para atender aos moradores”, confirmou La Torre. O vereador também solicitou, por meio de oficio recebido e assinado pelo deputado Pinato, outros pleitos em benefício de Rio Claro.
Vereador solicita que reivindicação de motoristas de aplicativo seja atendida
Na tarde de terça-feira (23), o vereador Diego Gonzalez (PSD) esteve na carreata realizada por um grupo de motoristas de aplicativo para escutar as reivindicações da categoria. Além da manifestação sobre a necessidade de reajuste nas tarifas hoje cobradas pelos serviços, outra reivindicação apontada é a importância de reconhecimento por parte dos poderes Executivo e Legislativo.
Durante o movimento, Diego informou aos motoristas que já oficializou um pedido na Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Mobilidade Urbana solicitando que as faixas para embarque e desembarque de passageiros sejam disponibilizadas em 11 pontos da cidade.
Câmara busca informações sobre a vacinação contra a Covid-19
A Câmara Municipal definiu a formação da Comissão Temporária de Fiscalização e Acompanhamento de Combate ao Coronavírus na sessão ordinária da última segunda-feira (22). Hernani Leonhardt (MDB) foi confirmado como presidente. Ele vai atuar junto com Geraldo Voluntário (MDB), confirmado como relator e Diego Gonzalez (PSD) que é o membro da referida comissão.
Diante do amplo debate entre vereadores ocorrido nas duas últimas sessões do Legislativo, Hernani Leonhardt informou à Mesa Diretora que a Comissão Temporária vai convocar o secretário municipal de Saúde, Marco Aurélio Mestrinel para falar sobre as ações de combate ao coronavírus no município. “Precisamos saber detalhes sobre a logística da vacinação em Rio Claro. Neste momento em que não há vacinas para todos, ainda, é preciso que o trabalho realizado pelos profissionais de Saúde seja transparente e amplamente divulgados”, disse Hernani no Plenário. Segundo Hernani Leonhardt, o debate ajuda a Comissão Temporária a nortear as ações.
Foto: Divulgação