Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Lei Lucas está sendo cumprida nas escolas municipais, diz prefeitura
A Lei Lucas, aprovada em 2017 em Rio Claro e que dispõe sobre a realização de curso de primeiros socorros por funcionários de creches e escolas municipais, está sendo cumprida, informou a prefeitura. “O município vem cumprindo a legislação. No ano passado, a secretaria municipal da Educação realizou curso de primeiros socorros e nova capacitação foi realizada neste ano”, informou em nota a assessoria de imprensa.
De acordo com a informação oficial, no ano passado, o curso de primeiros-socorros teve duração de 16 horas e foi ministrado pela Defesa Civil, com apoio do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), com participação de 256 servidores do setor de educação. “Neste ano, o Ciclo de Treinamento Básico para Ações Emergenciais teve duração de 20 horas, acrescido de uma apresentação da Defesa Civil. Cento e dez servidores participaram da formação.
O curso foi feito por agentes educacionais, agentes escolares, auxiliares administrativos, membros da equipe gestora, professores de atendimento educacional especializado e professores de educação física”, finaliza. O projeto que originou a Lei Lucas é de autoria do vereador Ney Paiva (Democratas). Segundo a legislação, o objetivo é manter funcionários treinados em número suficiente para o atendimento em todos os períodos de funcionamento escolar.
Feira
Com o objetivo de incentivar a forma cooperativa de organização social, econômica e cultural nos diversos ramos de atuação, a Câmara de Rio Claro, por meio do vereador Julinho Lopes (Progressistas) e a OAB, organizam a Feira do Cooperativismo. O evento acontece nos dias 1º e 2 dezembro, na Floresta Estadual, e terá diversas atividades. Programação completa será divulgada em breve.
Manifesto
A Indústria da Construção e Imobiliária publicou no jornal Estadão, o “Manifesto Pela Nação Brasileira” assinado por 31 entidades que representam o setor. “Estamos diante de importantes escolhas que serão responsáveis pelo destino de nosso País e determinantes para o futuro de nosso filhos e netos”, diz o informe. São 15 tópicos que defendem, entre outros, a observância irrestrita à Constituição; aprovação de reforma tributária que torne as aposentadorias mais justas e igualitárias; preservação da liberdade de imprensa; e defesa firme e obstinada da democracia.
Fake News
A presidente da missão de observadores da Organização de Estados Americanos (OEA) para as eleições brasileiras, Laura Chinchilla, disse nessa quinta-feira (25) que o Brasil enfrenta um fenômeno “sem precedentes” em relação à difusão de notícias falsas. Segundo ela, o fato preocupa o grupo de especialistas que deu o alerta já no primeiro turno das eleições.