A importância da linguagem dos sinais é debatida no Legislativo
Na tarde de terça-feira (9), o auditório do Plenário da Câmara Municipal recebeu um grupo de 20 pessoas com surdez para conversar com o vereador Pastor Diego Gonzalez (PSD) sobre inclusão. Direitos e necessidades como a questão da acessibilidade e a importância da linguagem dos sinais para os surdos estiveram na pauta da reunião. “Temos informações que em Rio Claro existem cerca de 300 pessoas surdas e conversamos com essas pessoas para entender suas necessidades para que possamos trabalhar em prol dessa comunidade”, afirmou o parlamentar.
Vereador busca recursos para o Jardim Nova Rio Claro
Na quarta-feira (10), o vereador Sivaldo Faísca (DEM) esteve na Assembleia Legislativa de São Paulo, no gabinete do deputado estadual Itamar Borges (MDB), para protocolar dois ofícios no qual solicita emenda parlamentar para a realização de obras de recapeamento no bairro Jardim Nova Rio Claro e para a reforma das UPAs do Cervezão e da Avenida 29. “Estas solicitações são de grande relevância para o nosso município e eu continuarei me empenhando na busca de recursos para a nossa Cidade Azul”, afirmou o vereador.
Prática de atividade física avança para se tornar essencial no município
Buscar mecanismos para que as barreiras impostas pela Pandemia não afetem de forma significativa a saúde física e mental das pessoas. É a partir deste ponto que o vereador Moisés Marques (Progressistas) coloca o tema em debate através do Projeto 07/2021 que deu entrada na sessão ordinária da Câmara Municipal na última segunda-feira (8).
A proposta reconhece no âmbito municipal o profissional de educação física como multiplicador de saúde. Na avaliação de Moisés Marques, o projeto alinha Rio Claro com a lei estadual sancionada no ano passado em Santa Catarina que reconheceu a essencialidade deste serviço. A medida ecoou do Sul e agora também é realidade em cidades paulistas como Santos, Piracicaba, Mogi das Cruzes, Franca e Ourinhos, entre outros. Municípios dos Estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso Sul também aderiram a proposta.
“Defendo a prática de exercícios físicos, em estabelecimentos públicos e privados, como suporte ao trabalho realizado pelos profissionais da área de Saúde”, comenta o vereador. “Considero como inadmissível o fechamento de academias de musculação, ginástica, natação, hidroginástica, artes marciais, escolas de futebol e demais modalidades”, acrescenta Moisés ao salientar que todas as medidas sanitárias devem ser rigorosamente respeitadas. Agora, o projeto segue para análise das Comissões Permanentes do Legislativo bem como para a Procuradoria Jurídica da Casa.
José Hamilton Demarchi morre em Campinas
José Hamilton Demarchi, irmão do ex-deputado estadual Aldo Demarchi, morreu ontem (10), vítima da Covid-19, aos 69 anos. Segundo informações de familiares, ele se encontrava internado em Campinas, para o tratamento da doença, porém não resistiu. Ele deixa a filha Kátia, casada com Alfredo, e os netos Pedro e João. Não foi realizado velório, ele foi sepultado no Cemitério São João Batista, em Rio Claro.
Fotos: Divulgação