Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Eleições 2018: sistema eletrônico de votação já é utilizado em 35 nações
Em todo o mundo, 35 países já utilizam sistemas eletrônicos para captação e apuração de votos. O levantamento é do Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral (Idea Internacional), sediado em Estocolmo (Suécia). A lista inclui democracias consolidadas como a da Suíça, do Canadá, da Austrália e dos Estados Unidos, país que adota sistemas eletrônicos em alguns estados. Na América Latina, México e Peru também fazem uso do sistema.
Na Ásia, além de Japão e Coreia do Sul, há o exemplo da Índia. Maior democracia do mundo em número de eleitores – mais de 800 milhões -, o país utiliza urnas eletrônicas semelhantes à brasileira, mas adaptadas à realidade eleitoral local. Com um dos mais avançados sistemas de votação utilizados no planeta, que envolve a captação, o armazenamento e a apuração de votos por meio da urna eletrônica, o Brasil é um dos poucos países que conseguiu expandir a votação eletrônica à quase totalidade dos eleitores.
Urnas eletrônicas
A 110º Zona Eleitoral de Rio Claro realizou nessa quarta-feira (24) a auditoria de urnas eletrônicas que serão utilizadas para o pleito eleitoral deste domingo (28). O trabalho foi realizado pelo juiz eleitoral Alexandre Dalberto Barbosa; o chefe do cartório Guilherme Taufic; e assistentes de eleição da 110 ZE. A reportagem do Centenário esteve no local.

Zona Eleitoral 110º de Rio Claro
CNBB
A quatro dias do segundo turno das eleições no país, o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), defendeu nessa quarta-feira (24) que a democracia seja respeitada e valores, como justiça e paz social, sejam preservados. Citando o clima de violência, o órgão fez um apelo ao bom senso. “Exortamos a que se deponham armas de ódio e de vingança que têm gerado um clima de violência, estimulado por notícias falsas, discursos e posturas radicais, que colocam em risco as bases democráticas da sociedade brasileira”, diz comunicado divulgado pela CNBB. Para a organização, é fundamental que cada um se policie para evitar o acirramento de ânimos.
Letra
Em discurso em ato de campanha de Fernando Haddad (PT), o cantor Mano Brown, líder do grupo Racionais MCs, fez críticas ao Partido dos Trabalhadores. “Falar bem do PT para torcida do PT é fácil”, disse o cantor. “Tem uma multidão que precisa ser conquistada ou vamos cair no precipício. Se somos o Partido dos Trabalhadores, tem que entender o que o povo quer. Se não sabe, volta pra base e vai procurar entender”, disse.