Rio Claro se despede de Fransciso Marcucci
O servidor público municipal Francisco Marcucci foi sepultado no início da tarde dessa sexta-feira (5), no cemitério municipal de Corumbataí, sua cidade natal. Marcucci do Lago Azul, como ficou conhecido em razão dos mais de 20 anos de trabalho no Parque Municipal Lago Azul, em Rio Claro, estava aposentado. Marcucci trabalhou na prefeitura de Rio Claro de 1998 a 2020. Ele tinha 66 anos. Seu corpo foi velado no Cemitério Parque das Palmeiras. “Era um funcionário exemplar. Seu amor pelo Lago Azul era reconhecido pelas pessoas que frequentavam o parque”, afirma o secretário municipal da Administração, Rogério Marcheti.
► Interdição. A Rua 14, no bairro Consolação, recebe neste domingo (7), a limpeza de suas redes de esgoto. Esse tipo de ação faz parte de um trabalho preventivo realizado pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto do município, com o objetivo de manter em pleno funcionamento o sistema de coleta e, assim, garantir o escoamento permanente do esgoto pelas redes coletoras. O trabalho será executado em três trechos da via: entre as Avenidas 9 e 13, 15 e 19, e entre as Avenidas 27 e 31. Os serviços serão executados em ambos os sentidos da Rua 14 (bairro-centro e centro-bairro). A previsão é que todo o trabalho esteja concluído até às 17h.
► Fiocruz. O Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicaram ontem (5) o edital de licitação para a contratação de investidores interessados na construção do novo Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (CIBS), em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro. O empreendimento tem o início de sua operação comercial previsto para 2025 e vai quadruplicar a capacidade de produção de vacinas e biofármacos do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz). A partir do lançamento do edital, os potenciais investidores terão 120 dias para estudarem o projeto e elaborarem suas propostas.
► Câncer. A pandemia do novo coronavírus reduziu em 75% as cirurgias de câncer de mama no Brasil em seu período de pico, entre os meses de março e abril do ano passado, em comparação ao mesmo bimestre de 2019. “Não só as pacientes deixaram de ser operadas, como muitas deixaram de realizar o rastreamento mamográfico para fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama. Muitas ainda deixaram de ir aos consultórios médicos para fazer suas consultas de rotina no seguimento de suas doenças”, disse ontem (5) o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), Vilmar Marques.
► Sputnik V. O Brasil negocia a compra de 10 milhões de doses de vacina contra a covid-19 Sputnik V, desenvolvida na Rússia pelo Instituto Gamaleya, informou ontem (5) o Ministério da Saúde (MS). A manifestação do interesse do país no imunizante foi feita durante reunião com representantes do laboratório União Química, farmacêutica responsável no Brasil pela vacina russa. De acordo com o ministério, a decisão de avançar as negociações ocorreu após a Anvisa autorizar o novo protocolo com a simplificação do processo de concessão de uso emergencial e temporário de vacinas, dispensando a realização, no Brasil, de estudos clínicos da fase 3.
Foto: Rede Social