Atendimento do Iamspe
Segundo informações do CPP Rio Claro, o Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (Iamspe) está atrasado com os pagamentos de clínicas e hospitais conveniados, o que tem prejudicado o atendimento à saúde na capital e interior de São Paulo. Em Rio Claro, a direção do Hospital Santa Filomena, conveniado ao Iamspe, informou que continua atendendo algumas especialidades.
► Búzios. A prefeitura de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, proibiu a realização de festas, shows e eventos privados na cidade, com a cobrança de ingressos. Em função do aumento do número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em todo o estado, a prefeitura de Búzios publicou o Decreto Municipal 1.536, que mantém o estado de calamidade pública e proíbe a realização de eventos públicos e privados na cidade.
► Ficha limpa. O vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, recorreu na segunda (21) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender a decisão do ministro Nunes Marques que restringiu a aplicação de um trecho da Lei da Ficha Limpa. Devido ao período de recesso na Corte, o pedido será analisado pelo presidente do tribunal, ministro Luiz Fux. A decisão de Nunes Marques restringiu o prazo de inelegibilidade de políticos condenados em segunda instância ou em órgãos colegiados da Justiça. Pela lei, o prazo inelegibilidade de oito anos começa após o cumprimento da pena. Dessa forma, o tempo de cumprimento da medida fica indefinido, dependendo do fim do processo.
► Covid. Uma nova variante do coronavírus que está se espalhando rapidamente pelo Reino Unido tem mutações que podem significar que as crianças estão tão suscetíveis a serem infectadas com ela quanto os adultos, diferentemente de cepas anteriores, afirmaram cientistas nessa segunda-feira (21). Cientistas do Grupo de Aconselhamento sobre Novas Ameaças de Vírus Respiratórios (Nervtag, na sigla em inglês), que estão rastreando a variação, disseram que a nova cepa se tornou rapidamente dominante no sul do Reino Unido, e que poderia em breve fazer o mesmo no resto do país.
► Supermercados. A Câmara dos Deputados aprovou, na noite dessa segunda-feira (21), o projeto de lei (PL 485/2019) que trata da obrigatoriedade da disponibilização de carrinhos de compra adaptáveis em supermercados para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. A proposta determina que os supermercados e hipermercados também tenham, pelo menos, um funcionário capacitado para atender a essas pessoas. O projeto segue agora para o Senado.
► Refis. Os contribuintes de Rio Claro devem ficar atentos. Termina nesta quarta-feira (23) o desconto de até 90% nos juros e multa em dívidas com a prefeitura e o Daae. É a oportunidade de ficar em dia com os cofres públicos economizando. O pagamento pode ser feito em até 100 parcelas. Quanto menor o número de parcelas maior os descontos concedidos pela prefeitura e Daae. Para pessoas físicas o valor mínimo de cada parcela não pode ser inferior a R$ 30,00, e para pessoas jurídicas, R$ 100,00.