Subtenente Firmino recebe Medalha de Honra ao Mérito
O Subtenente do Exército Wagner Firmino da Silva recebe nesta terça-feira (24), às 9h30, Medalha de Honra ao Mérito, por seus valorosos serviços prestados como chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-032. A medalha será entregue no Gabinete da Presidência, visto que, a realização de solenidades na sede do Tiro de Guerra está desautorizada devido à pandemia.
Receita Federal
Quase 200 mil contribuintes que tinham caído na malha fina do imposto de renda e acertaram as contas com o Fisco receberão o dinheiro. A Receita Federal abriu nessa segunda-feira (23) consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Valores serão depositados no dia 30 de novembro. A relação dos beneficiados estará disponível a partir das 10h na página da Receita Federal na internet. A consulta também pode ser feita no Centro de Atendimento Virtual da Receita (e-CAC) e pelo telefone 146.
Revalida
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, ontem (23), o cartão de confirmação da inscrição para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020. O documento pode ser acessado pela Página do Participante, no Sistema Revalida. As provas da primeira etapa do Revalida 2020 serão aplicadas no dia 6 de dezembro e, apesar de não ser obrigatório, o Inep recomenda que o participante leve o cartão impresso.
Meio ambiente
A concentração de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera continuou a aumentar este ano, apesar do confinamento global devido à pandemia da covid-19, revelou ontem (23) a Organização Meteorológica Mundial (OMM). A agência das Nações Unidas registrou em 2019 aumento considerável das emissões de gás de efeito estufa, que atingiu 410 partículas por milhão, e o ritmo não parou de aumentar em 2020, apesar de muitos países terem praticamente parado a atividade econômica.
Economia
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou ontem (23) que inicialmente o governo trabalhou para reduzir despesas e, nos próximos dois anos, seguirá com agenda de reformas e privatizações. “Dedicamos esse primeiro ano, um ano e meio, para atacar as grandes despesas do governo, jogamos na defesa. Nos próximos dois anos, vamos para o ataque. Vamos para as privatizações, para a abertura, para simplificação, reforma tributária, a reindustrialização em cima de energia barata”, disse o ministro, ao participar do 3º Encontro O Brasil Quer Mais, evento virtual organizado pela International Chamber of Commerce Brazil (ICC).
Online
Dois anos depois da inauguração, o Portal Gov.br, que reúne os serviços públicos digitalizados do governo federal, é usado por 62% dos internautas brasileiros. O percentual foi divulgado nesta semana pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, durante a Semana de Inovação 2020. Atualmente, 84 milhões de brasileiros têm login cadastrado no portal gov.br, contra 134 milhões de usuários ativos de internet no país. A página, que reúne 81 portais de governo e oferece 3.961 serviços públicos, tem 62,6% dos serviços totalmente digitalizados, 15,7% parcialmente digitais (que requerem entrega física de documentos ou comparecimento presencial em alguma etapa) e 21,7% não digitalizados (com o usuário apenas dando entrada no serviço e cumprindo as demais etapas presencialmente).
Operação
A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram nessa segunda-feira (23) a Operação Enterprise. Somente hoje, cerca de 670 policiais federais e mais 30 servidores da Receita cumprem 149 mandados de busca e 66 mandados de prisão nos estados do Paraná, de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, do Pará, Minas Gerais, do Rio Grande do Norte, da Bahia e de Pernambuco. As medidas foram expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba. A Interpol também foi acionada para a prisão de oito investigados que estão no exterior, bem como a identificação e sequestro de bens em outros países. “É a maior operação do ano no combate à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e uma das maiores da história na apreensão de cocaína nos portos brasileiros, uma vez se tratar de uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa”, destacou a assessoria da PF.
Polícia Civil
A Polícia Civil de São Paulo deflagrou ontem (23) a Operação Seductor, que apura crimes de fraude bancária. Uma equipe da Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) cumpre mandados de prisão e busca e apreensão contra os suspeitos de envolvimento no caso. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública informou que o grupo investigado cometeu os crimes utilizando dados de clientes dos bancos. Segundo a pasta, as transações bancárias foram efetuadas com documentos falsos das vítimas.