Unesp tem novo instrumento para aprimorar qualidade do ensino
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) implantou em 21 de setembro um novo sistema para avaliação das disciplinas por estudantes e professores dos 136 cursos de graduação. As disciplinas reúnem o conteúdo ministrado em sala de aula e o novo instrumento busca gerar subsídios para o aperfeiçoamento da gestão do ensino de graduação, contribuindo para o aprimoramento das disciplinas ministradas pelos docentes. A avaliação será realizada semestralmente ou anualmente, a depender do oferecimento da disciplina, por meio de um instrumento padrão, com 14 perguntas a serem respondidas pelos estudantes e quatro questões destinadas exclusivamente aos professores. A avaliação das disciplinas do segundo semestre de 2019 segue até o dia 20 de outubro. No modelo anterior, que vigorou até o ano passado, cada estudante de graduação respondia 36 perguntas para cada disciplina em que estava matriculado. O excesso de perguntas e a complexidade do processo comprometiam a efetividade dos resultados.
Estrangeiros
Foi publicada ontem (5) no Diário Oficial da União (DOU) portaria prorrogando por mais 30 dias a restrição de entrada de estrangeiros “por rodovias, por outros meios terrestres ou por transporte aquaviário”, em razão da pandemia da covid-19. A entrada de estrangeiros por via aérea, por qualquer aeroporto do país, está liberada desde o dia 25 de setembro. Na portaria dessa segunda-feira (5), o governo flexibilizou ainda mais o trânsito por via aérea, retirando a exigência de seguro. Agora, o viajante precisará atender apenas às exigências migratórias adequadas a sua condição, como vistos de entrada, quando previsto.
RJ
O rito final do processo de impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, começa a contar a partir de ontem (5). A definição do futuro político de Witzel caberá ao Tribunal Especial Misto, composto por cinco deputados estaduais e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), que tem até 120 dias para concluir os trabalhos. O relator, deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), disse que o governador afastado Wilson Witzel tem 15 dias para apresentar uma defesa prévia em resposta à denúncia apresentada contra ele. Segundo Waldeck Carneiro, depois da apresentação da defesa prévia, como relator ele terá 10 dias para emitir um parecer, que nesta etapa, será pela admissibilidade ou não da denúncia, seguida da instauração do processo, caso o parecer seja pela admissibilidade.
Universidades
Após um período com a maior parte das aulas suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, a maioria das universidades federais chega a outubro oferecendo aulas remotas na graduação. De acordo com o portal Coronavírus – Monitoramento das Instituições de Ensino, criado pelo Ministério da Educação (MEC), 66 das 69 universidades federais brasileiras estão oferecendo aulas a distância para os estudantes. Outras duas estão funcionando parcialmente.
Fake News
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta semana, um formulário online para receber denúncias de disparos de mensagens em massa por meio do WhatsApp, durante as eleições municipais. Pela primeira vez, nas eleições deste ano, o disparo de mensagens em massa foi expressamente proibido pela Justiça Eleitoral na norma sobre propaganda eleitoral. Os termos de uso do WhatsApp também não permitem a prática. As mensagens do tipo em geral são impessoais e costumam trazer conteúdos alarmistas e acusatórios. A Justiça Eleitoral incentiva que o eleitor faça a denúncia se receber mensagens suspeitas provenientes, por exemplo, de contatos desconhecidos ou de vários grupos ao mesmo tempo.
Rio Claro se despede de João Baptista Pimentel Jr.
Morreu na madrugada dessa segunda-feira (5), o advogado rio-clarense João Baptista Pimentel Jr., aos 88 anos. Ele era viúvo de Maria Rachel Das Gracas Pizzotti Pimentel e deixa os filhos Ricardo Pimentel (In Memoriam) e João Baptista Pimentel Neto. Deixa também dois netos. Seu corpo foi cremado na tarde de ontem (5). “Finda sua jornada e encerrado seu ciclo de existência terrena, deixou como legado e de herança para mim, – e estou convicto também para a comunidade – o exemplo de toda uma vida marcada por sua retidão de caráter, honestidade, ética profissional, respeito e tolerância Às diferenças e aos diferentes, pleno exercício de cidadania, solidariedade, humanismo e, acima de tudo, amor ao próximo”, escreveu seu filho João Baptista Pimentel Neto.
Foto: Divulgação