Leia a política nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Sintrarc afirma que justiça negou liminar, mas ação ainda continua
O presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos Rodoviários de Pessoas, de Bens e de Cargas de Rio Claro (Sintrarc), Gilvon Barbosa, reforçou que a Justiça negou apenas a liminar da Ação Direta de Constitucionalidade (ADC), mas que a ação propriamente dita continua. “O desembargador nega a liminar e não a ação”, destaca o sindicalista ao se referir sobre a manchete da matéria da edição dessa quarta-feira (10). A finalidade da ADC é suspender as liminares concedidas em mandados de segurança ajuizados por motoristas de aplicativos que discordam de algumas regras estabelecidas pela norma aprovada pelos vereadores da cidade.
No despacho, o relator Elcio Trujillo entende que estão “ausentes a plausibilidade do direito invocado e o receio fundado de dano iminente e de difícil reparação”. O entendimento é de que o Sintrarc não apresentou argumentos plausíveis para o pedido e que a espera pela decisão judicial não vai acarretar dano grave ou de díficil reparação. Com isso, os motoristas de aplicativos podem questionar a lei na Justiça até que seja apreciado o mérito da ADC.
Croqui.
Em requerimento, o vereador Ney Paiva (Democratas) solicitou para a secretaria de Mobilidade Urbana estudos para a implantação de uma Rotatória na Avenida 6, cruzamento da Rua 16 – Jardim Claret. A justificativa do parlamentar é para que o trânsito no local se torne mais seguro. Em resposta à solicitação, a secretaria informou que o trecho será alvo de intervenções na segunda fase do Movimento Paulista de Segurança Viária, conforme divulgou no croqui acima.
Cordeirópolis
A Câmara de Cordeirópolis, em parceria com a secretaria de Saúde da cidade, aderiu à campanha mundial Outubro Rosa, que visa chamar atenção para a realidade atual do câncer que afeta milhares de mulheres. Dentre as atividades, acontece na segunda-feira (15) a palestra Outubro Rosa – em cuidado com o pré-natal, ministrada pelas especialistas no assunto Ana Paula Roveroni e Bruna Paula de Carvalho. O encontro acontece na Câmara, localizada na rua Carlos Gomes, 999, Jardim Jaffet. O evento é gratuito e aberto ao público.
Violência
Os atos de violência praticados por apoiadores do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) continuam pelo país. Desta vez, uma jovem moradora de Porto Alegre, de 19 anos, registrou boletim de ocorrência por lesão corporal na noite de segunda-feira (8). Segundo o relato da jovem, ela vestia uma camiseta com os dizeres “Ele não” quando foi abordada e agredida por três homens que marcaram com um canivete em sua pele a suástica (símbolo utilizado pelos nazistas na Alemanha).