Governo do Estado atualiza classificação do Plano SP sem regressão de regiões
O Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia apresentou, na sexta-feira (14), a 11ª atualização de classificações regionais do Plano São Paulo de enfrentamento ao coronavírus e retomada consciente da economia. Pela primeira vez em três meses, nenhuma região de saúde regrediu para etapas mais restritivas, com a maioria dos municípios do estado na fase amarela.
“Nós não tivemos nenhum tipo de regressão das regiões do estado no Plano São Paulo”, declarou Garcia, que também apontou quedas gerais nas taxas de ocupação hospitalar no estado. “Esses resultados mantêm a estabilização conquistada em cada uma das regiões. Hoje, 84 % da população de São Paulo está em áreas localizadas na fase amarela”, acrescentou.
A estabilidade de evolução da pandemia na maior parte do território paulista culminou no menor índice estadual de ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) por pacientes infectados que estão em estado grave.
Na semana epidemiológica compreendida entre os últimos dias 7 e 13, a ocupação hospitalar média foi de 57,8% em todo o estado. Sem mudanças em relação à semana passada, a classificação vigente do Plano São Paulo tem apenas as regiões de Franca e Registro na fase vermelha, com restrição total atendimento presencial em comércios e serviços não essenciais.
Na fase laranja, estão as áreas de Barretos, Presidente Prudente e São José do Rio Preto, além das sub-regiões Norte e Oeste da Grande São Paulo. A etapa amarela, que permite funcionamento restrito de bares, restaurantes, salões de beleza e academias, contempla as regiões de Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Bauru, Campinas, Marília, Piracicaba, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Sorocaba, Taubaté e as sub-regiões Leste, Sudeste e Sudoeste da Grande São Paulo, além da capital.
Vereador Julinho Lopes conquista 200 mil reais para a saúde
O vereador Julinho Lopes (Progressistas) esteve em reunião com o secretário municipal de saúde, Maurício Monteiro, para tratativas da utilização dos recursos financeiros da emenda parlamentar destinada para a saúde do município (COVID-19).
A emenda é oriunda do deputado federal Guilherme Mussi, através de solicitação do vereador Julinho Lopes. “Agradeço ao deputado federal Guilherme Mussi por ter atendido minha solicitação e destinado 200 mil reais para o tratamento das pessoas acometidas pelo coronavírus. Esta emenda parlamentar será utilizada para compras de insumos, medicamentos e manutenção do tratamento”, destaca o vereador.
Vacina
Rio Claro realiza na semana que vem o Dia “D” de vacinação contra o sarampo. Onze unidades de saúde estarão abertas no dia 22, um sábado, das 8 às 14 horas para atualizar a carteira de vacinação de quem procurar o atendimento. O público alvo da campanha são pessoas de seis meses a 49 anos. A vacina é aplicada em quem ainda não tomou as doses previstas no calendário vacinal, sendo que todos com idade entre 30 e 49 anos devem receber a dose de reforço.
Temer
O ex-presidente Michel Temer, chefe da missão brasileira no Líbano, se reuniu ontem (14) com o primeiro-ministro interino do Líbano, Hassan Diab. O encontro faz parte das tratativas do governo brasileiro na ajuda ao país do Oriente Médio. Durante o encontro, a delegação brasileira expressou solidariedade do povo brasileiro ao povo libanês e se mostrou pronta para ajudar o Líbano.
A delegação brasileira chegou quinta-feira (13) ao país. A delegação chefiada por Temer foi recebida no Aeroporto Internacional de Beirute por autoridades locais, lideranças religiosas e por integrantes da Força-Tarefa Marítima Unifil, missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).
Soro
Nos próximos cinco a dez dias, será encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedido do grupo de pesquisadores de várias instituições científicas para continuidade do projeto que desenvolve um produto à base de soros de cavalos para o tratamento da covid-19. A informação foi dada ontem (14), à Agência Brasil pelo coordenador do projeto, Jerson Lima Silva, do Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).