Documento traz denúncias contra o Departamento de Proteção Animal
Dossiê entregue a vereadores durante a última sessão camarária, realizada na segunda-feira (10), traz apontamentos de possíveis irregularidades constatadas no Departamento de Proteção Animal (DPA), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
O documento ao qual o Diário do Rio Claro teve acesso, traz cerca de 20 páginas, nas quais são abordados fatos que teriam acontecido no DPA até o dia 9 de junho deste ano, sob responsabilidade da então diretora Giselle Fernanda Pfeifer e do então secretário de Meio Ambiente Ricardo Gobbi.
Segundo a denúncia, que foi entregue anonimamente aos vereadores, há indícios de irregularidades na ausência de documentação e prontuários de animais, contrato com clínica veterinária e pagamento de serviços veterinários realizados em animais que não pertenciam ao Canil. Em contato com os citados no dossiê, eles informaram que não foram notificados oficialmente sobre o documento e que, assim que instados a se manifestar, estarão à disposição para as devidas explicações.
Limeira
O Limeira Shopping está reaberto ao público desde sábado, 8 de agosto, em atendimento às regras dos Decretos Municipais nº 276/20 e 277/20, além das normas de autorização do Governo do Estado de São Paulo. A partir desta quarta-feira, dia 12, o novo horário temporário de funcionamento será das 11h às 17h. Conforme o regramento anunciado na sexta-feira, as lojas da Praça de Alimentação, bem como os quiosques que atuam neste segmento, retomaram o atendimento presencial. Nas filas, consumidores devem respeitar o distanciamento demarcado no piso.
Eleições
A Organização dos Estados Americanos (OEA) será convidada a enviar uma missão ao Brasil para acompanhar as eleições municipais deste ano. O convite será feito pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso. A decisão de convidar a OEA foi comunicada na segunda-feira (10) ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.
É de Araújo, na qualidade de chanceler, a responsabilidade de adotar as providências necessárias para formalizar o convite à entidade, com sede em Washington (EUA). Nas eleições majoritárias de 2018, a OEA também enviou uma missão ao Brasil. Desembarcaram no país 30 especialistas de 17 nacionalidades.
Em virtude da pandemia do covid-19 a missão deverá ser reduzida este ano. Em 2018, os representantes da entidade elogiaram a segurança das urnas eletrônicas brasileiras. Por outro lado, criticaram os atos de violência nas eleições, além da disseminação de notícias falsas, impulsionadas por redes sociais, durante a campanha.
Temer
A Justiça Federal autorizou a saída do país do ex-presidente da República Michel Temer. Ele foi nomeado pela Presidência da República para integrar uma missão humanitária ao Líbano, onde uma explosão, ocorrida na semana passada, deixou dezenas de mortos e feridos. O período da viagem será de 12 a 15 deste mês. A informação foi confirmada por Eduardo Carnelós, advogado do ex-presidente. Filho de libaneses, Temer é réu em dois processos relacionados à Operação Descontaminação, por isso precisa de autorização judicial cada vez que tiver que sair do país. A autorização foi concedida pelo juízo da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro.
Covid
A terceira fase da pesquisa SoroEpi MSP, financiada pelo Grupo Fleury, Ibope Inteligência, Todos pela Saúde e Instituto Semeia, mostrou que 17,9% (de 15% a 20,9%, com a margem de erro) da população adulta do município de São Paulo já foi infectada pelo novo coronavírus. Segundo o levantamento, considerando que a população com mais de 18 anos na capital paulista é de 8,4 milhões de pessoas, a quantidade de pessoas infectadas é de 1,5 milhão (de 1,26 milhão a 1,75 milhão, com a margem de erro).