Juninho anuncia que moradores do Fazendinha não precisarão passar pelo pedágio
A concessionária Eixo informou ao prefeito João Teixeira Junior na noite de sexta-feira (31) que irá atender o pleito para que moradores de Jacutinga, São Bento, Boa Vista, Fazendinha e Itapé tenham acesso controlado às suas propriedades naquela região rural, não precisando assim pagar pedágio. O assunto, discutido em reunião com os moradores no dia 4 de julho, foi tema de reunião online na manhã de sábado (1).
Conforme informou o prefeito Juninho, os moradores irão utilizar estrada municipal, não precisando passar pela praça de pedágio na rodovia Washington Luís. “Foi o que nos comunicou a concessionária Eixo, que se mostrou aberta ao diálogo. Vamos continuar lutando para que outros pleitos dos moradores sejam atendidos”, afirmou Juninho.
Os moradores reivindicaram o acesso controlado, já que os bairros da região do Fazendinha estão após o trecho com o posto de pedágio, e a antiga concessionária permitia que os moradores transitassem em estrada municipal, não precisando pagar pedágio. Da reunião deste sábado também participaram o vereador Julinho Lopes e Milton Teixeira, representando o vereador Val Demarchi.
Economia
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) realizou ontem (4) a primeira parte da reunião para definir a taxa básica de juros, a Selic. Hoje (5), após a segunda parte da reunião, será anunciada a taxa ao final do dia. A mediana (que desconsidera os extremos nas estimativas) das projeções das instituições financeiras consultadas pelo BC prevê redução de 0,25 ponto percentual, para 2% ao ano, renovando o mínimo histórico. Depois dessa redução, a expectativa do mercado financeiro é que não haja novos cortes na Selic neste ano.
Indústria
A produção industrial brasileira cresceu 8,9% em junho deste ano, na comparação com maio. Essa é a segunda alta consecutiva do indicador, que já havia registrado expansão de 8,2% em maio. Foi também foi a maior taxa de crescimento desde junho de 2018 (12,5%). Apesar disso, a indústria brasileira ainda não conseguiu recuperar totalmente as perdas sofridas em março e abril, causadas pela pandemia da covid-19, quando o setor caiu 26,6%.
Meio ambiente
O novo Inventário Florestal publicado na última semana pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) aponta que o estado de São Paulo possui 5.670.532 hectares de vegetação nativa em vários estágios de recomposição. A área equivale a 22,9% do território paulista. O vídeo com a divulgação pode ser conferido pela internet.
A elaboração do estudo contou com participação de uma empresa especializada que atuou sob responsabilidade científica do Instituto Florestal (IF). O documento foi viabilizado com recursos oriundos da Câmara de Compensação Ambiental e contou também com a colaboração de todos os órgãos do Sistema Ambiental Paulista.
Esquizofrenia
Pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp) confirmaram a relação da esquizofrenia com o distúrbio de outra célula cerebral, além dos neurônios. A doença está relacionada ao distúrbio em uma célula chamada oligodendrócito, responsável pela produção da bainha de mielina, que, por sua vez, acaba sendo gerada também com debilidade. O estudo sugere um novo alvo de tratamento para a doença.
“Nosso laboratório já vem investigando a importância da bainha de mielina na esquizofrenia há muitos anos. Os medicamentos usados hoje para esquizofrenia vão atuar muito sobre os neurônios, que apesar de constituírem as células principais do cérebro, são apenas um dos tipos que temos”, disse o pesquisador Daniel Martins-de-Souza, professor de bioquímica, coordenador do Laboratório de Neuroproteômica da Unicamp e pesquisador do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.
Despejos
Levantamento do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (Labcidade), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), mostra que o número de reintegrações de posse e remoções, na região metropolitana de São Paulo, dobrou durante a pandemia de covid-19.
A pesquisa compara os meses de abril, maio e junho, após o início da pandemia, com o trimestre anterior: janeiro, fevereiro e março. De acordo com o levantamento, nos meses de abril, maio e junho foram realizadas seis remoções na Região Metropolitana, afetando 1,3 mil famílias. O número de casos, no período, é o dobro do registrado no trimestre anterior, janeiro, fevereiro e março, em que ocorreram três.
Correios
A Polícia Federal (PF) cumpriu ontem (4) 12 mandados de busca e apreensão na segunda fase da operação Postal Off, que visa desarticular uma organização criminosa que subfaturava valores para a postagem de cartas comerciais.
O esquema conta com a participação de sete funcionários dos Correios e de um empresário titular de agências franqueadas da estatal. No esquema, cargas eram distribuídas no fluxo postal sem faturamento ou com faturamento muito inferior ao devido, provocando prejuízos à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que ajudou nas investigações da PF.