Leia notícias nacional e rio-clarense em notas rápidas, na melhor coluna do interior!
Rede estadual dá início ao segundo bimestre de aulas online
As aulas online do segundo bimestre na rede estadual foram retomadas nessa segunda-feira (8). Todos os professores passaram por um período de formação, discussão e alinhamento de estratégias no aplicativo Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP).
Durante o encontro com os docentes, foram tratados temas como rotina de papéis na aprendizagem não-presencial; uso pedagógico e técnico das funcionalidades do CMSP e outras plataformas licenciadas; produção das aulas dos CMSP; fechamento do primeiro bimestre e planejamento do segundo; estratégias para engajamento dos estudantes.
Houve também tempo para o planejamento da unidade escolar e individual. “É preciso ter foco naquilo que é mais importante, o engajamento do aluno”, destaca o secretário da Educação, Rossieli Soares.
Sebrae
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae disponibilizou no seu portal na internet uma página específica onde os micro e pequenos empresários terão acesso a um conjunto de protocolos para a retomada da atividade econômica, após o isolamento social para enfrentamento da pandemia de covid-19. Foram elaborados 35 documentos para 47 segmentos setoriais, que correspondem a 75% dos pequenos negócios do Brasil e são responsáveis por 46% dos empregos gerados no país.
A primeira etapa da iniciativa começou no último dia 4, quando o Sebrae atendeu empresários dos segmentos que representam 57% dos pequenos negócios, formados pelos setores de moda, beleza, estética, bares, lanchonetes, restaurantes, lojas de rua e de shopping, academias de ginástica, clínicas e saúde. Além de e-books, foram disponibilizados vídeos orientativos de curta duração em que os donos de pequenos negócios poderão verificar os procedimentos que deverão adotar na empresa.
Salários
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu nessa terça-feira (9) uma discussão sobre o corte de salários de servidores públicos do Executivo, Legislativo e Judiciário como forma de diminuir o impacto orçamentário provocado pela pandemia do novo coronavírus.
“Se os três Poderes estiverem de acordo, que não seja um corte muito grande, cortando os salários mais altos por poucos meses, para garantia da renda emergencial, tenho certeza de que o Parlamento está disposto a dialogar e conversar para conseguir fazer o que é fundamental: cuidar dos mais vulneráveis. Temos que construir as condições para continuar transferindo renda”, disse Maia.
Doação de celulares
Novos modelos de smartphones, tablets e notebooks são lançados todos os anos e os aparelhos antigos, depois de trocados, podem ficar esquecidos em uma gaveta. Contudo, para uma parcela da população, essa não é a realidade. Na rede estadual de ensino de São Paulo, um levantamento socioeconômico do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) de 2019 avaliou que, dos 3,6 milhões de estudantes da rede estadual, 60% têm notebooks e 30% possuem tablets.
Os dados foram o ponto de partida para a campanha Abra a gaveta, doe, que incentiva membros da sociedade civil a doar esses dispositivos para que estudantes em situação de vulnerabilidade possam ter acesso as aulas virtuais online oferecidas pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP). Para selecionar os estudantes beneficiados com as doações, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-SP) desenvolveu um critério junto aos organizadores da campanha, com o objetivo de apoiar os estudantes que não possuem nenhum dispositivo para acompanhar as atividades pedagógicas remotamente.